Você Sabia?

Uma boa corrida é feita sem prestar muita atenção? Entenda.

Corrida

Você estuda todos os movimentos que faz quando corre e analisa como todos eles podem te ajudar ou atrapalhar durante a corrida? Bem, de acordo com estudos recentes, parece que o melhor mesmo para conseguir extrair o máximo da sua performance é simplesmente desligar. Respiração, posição dos braços, postura. Deixe tudo isso correr naturalmente e se exercite sem pensar muito.

Liderado por Linda Schücker, da Universidade de Münster, na Alemanha, o estudo reuniu 12 corredores, que se exercitaram em um ritmo moderado em uma esteira. A pesquisa indica que se concentrar nas consequências de suas ações, e não nas próprias ações, produz resultados mais eficientes. Traçando um paralelo com outra modalidade, Schücker diz que, no basquete, é melhor visualizar a trajetória de um lance livre caindo pela cesta do que se concentrar no ângulo do cotovelo ou no movimento do pulso ao arremessar a bola. Segundo ela, concentrar-se internamente nos detalhes de seus movimentos interrompe a automaticidade das ações.

De acordo com essa pesquisadora, quando os corredores se concentravam demais na forma de correr, tinham desempenho inferior em relação aos momentos em que simplesmente observavam a paisagem. Quando a concentração envolvia a respiração, por exemplo, o rendimento era ainda pior e em média, eles queimavam de 2,6% a 4,2% a mais de oxigênio quando se concentravam em como respirar de maneira adequada. Não que você deva deixar tudo absolutamente de lado, principalmente se for inciante. O ponto aqui é, quando você já tiver experiência com a corrida e souber como seu corpo se comporta, foque no resultado que alcança ao final do treino e não em cada movimento durante o percurso. Quando nos preocupamos em excesso com a postura na corrida, a tendência é dobrar demais os joelhos também.

De acordo com outros estudiosos, o ideal é fazer uma verificação periódica com um treinador para saber o que está certo ou não nas passadas e na respiração. Se a avaliação for de que você não tem nada a ser melhorado, o ideal é simplesmente curtir a corrida e deixar seu corpo desenvolver os movimentos naturalmente.

Fonte: Ativo

Leia aqui também sobre como ter uma performance melhor através da biomecânica.

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade