Você Sabia?

Ultramaratona? Veja dicas pra começar sem traumas

Você começou aos poucos, primeiro sentiu a satisfação de superar cada pequena distância e de passada a passada, foi se superando até chegar à maratona. Agora chegou a hora de ir além e ingressar no mundo da ultramaratona. Bom, como tudo nessa vida, é sempre bom ter o máximo de informações antes de começar algo novo, por isso, se você está de olho em provas com esse perfil, saiba que é preciso preparo e conhecimento.

Encontramos algumas dicas que podem te ajudar a entrar no destemido universo da ultra com segurança e sem traumas:

1-CONHECER O TERRENO: assim como em todas as provas, é importante averiguar o tipo de terreno que você irá percorrer durante a ultramaratona. Para saber mais, pergunte a alguém que já participou da prova, assim facilita o seu planejamento de treinos e escolha dos equipamentos mais adequados

2- TER ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL: com a meta estabelecida, procure orientação de um técnico para ministrar treinamentos específicos para você. Por exemplo, se a sua prova for uma ultratrail, o ideal é que o profissional seja especialista na modalidade. Ter outros bons profissionais também ajudam na missão sempre: nutricionista, fisioterapeuta e quiropraxista, por exemplo, podem acrescentar ainda mais ao seu desempenho.

3-TER DISCIPLINA: se você chegou a um desafio do nível de uma ultramaratona, deve ter notado que a disciplina é uma virtude indispensável para superar qualquer meta. Aqui, a fórmula não é diferente, apenas mais desafiadora por conta da distância. Portanto, vale lembrar que cumprir com assiduidade o treinamento e o descanso irão preparar seu corpo para o que está por vir. Nessa etapa, respeitar os limites do corpo também faz parte da preparação.

4- CONHECIMENTO É PODER: nada de chegar no dia da prova desprevenido porque não viu a previsão do tempo! Procure saber informações básicas , como clima, altimetria (esse é um item que você precisa saber bem antes, pois a variação da altitude é decisiva para o tipo de treino a que você irá se submeter), tipo de terreno, número de inscritos, postos de hidratação e estrutura geral da prova (tamanho da equipe, se tem posto médico, veículo de resgate), pelo menos, 1 semana antes do grande dia.

5- TER OS EQUIPAMENTOS CERTOS: ultramaratona exige que o corredor pense como um sobrevivente. Principalmente se for em um local mais remoto, com trechos de mata fechada, ou que seja necessário passar por rios e outros terrenos. Caso seu desafio tenha essas características, o ideal é levar uma troca de roupa, meia, calça comprida, tênis, mochila de hidratação e pequenos snacks (gel de carboidrato e mix de sementes e grãos, por exemplo) para não ser pego pela fome ou desconforto de uma roupa encharcada. Sem falar nos outros itens de segurança: lanterna, head lamp, kit de primeiros socorros… A escolha do tênis também não pode ser negligenciada: ele deve ser confortável, seguro e apresentar um bom grip (aderência) e capacidade de proteger os pés de obstáculos (pedriscos, galhos…). Outro detalhe é não estrear nenhum equipamento em dia de prova: sempre teste em seus treinos para verificar se a mochila não machuca a pele com alguma alça ou costura, assim como o tênis, que deve ser amaciado para que os pés fiquem bem adaptados. O mesmo vale para a alimentação feita no dia anterior, portanto nada de testar novos alimentos que não conhece e arriscar seu bem estar e performance. #BrasilRun

Fonte: Sportlife

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade