Você Sabia?

Treinos na escada são difíceis para todos. Entenda o porquê.

Treinos na escada
Treinos na escada

Treinos na escada não são um passeio no parque. E muita gente se pergunta: “por que, mesmo estando super em forma, é tão cansativo e difícil subir os degraus correndo?”.  Bom, as explicações que encontramos parecem indicar que seja você maratonista ou um atleta iniciante, a dificuldade e sensação ofegante no final da escadaria são as mesmas para todos. Mas por que é tão difícil?

Em primeiro lugar, vamos recapitular ensinamentos da ciência: cada músculo tem fibras musculares individuais, dos quais existem dois tipos principais: contração lenta e fast-twitch (“torque rápido” em tradução livre). As fibras musculares de contração lenta têm uma elevada resistência à fadiga e ajudam a manter a atividade como uma corrida de longa distância durante um longo período de tempo. Já as fibras musculares de fast-twich, por outro lado, entram em jogo quando você está fazendo algo que requer rapidez e movimentos poderosos, tais como sprinting, salto ou nosso assunto do dia, treinar na escada.

Além disso, os atletas de resistência ou endurance têm uma maior sensibilidade ao dióxido de carbono e hidrogênio, que são produzidos durante o metabolismo anaeróbico e quanto mais você está em movimento, maior o acúmulo, e isso os torna fatigados mais rápido. Isso tudo significa que um atleta pode começar a respirar e forma ofegante até  mais cedo do que alguém que pratica pouco exercício.

Outro fator que se deve levar em conta durante seus treinos na escada é que, se você está suando, isso não significa que você está fora de forma. Pessoas saudáveis e ativas realmente suam mais cedo e mais do que aqueles que não se exercitam regularmente. Suar é o jeito do seu corpo se resfriar. Se você é uma pessoa que se movimenta com constância e com mais impenho, a resposta do corpo é o suor para ajudar no arrefecimento do corpo. E isso acontece mais rápido e de forma mais prolongada quando comparado a uma pessoa sedentária.

Lembre-se de sempre procurar um treinador capacitado antes de sair subindo degraus sem fim. Treinos na escada exigem tanta atenção quanto correr e você deve sempre fazer tudo de forma gradual para seu corpo se adaptar sem sustos e sem lesões! #BrasilRun

Fonte: Runner’s World

Veja aqui também porque treinar todos os dias pode não ser bom pra sua saúde.

Newsletter

Publicidade