Você Sabia?

Treino de força, qual a importância para a corrida?

força
Foto: Freepik

Hoje em dia, a maioria dos atletas de resistência entende a importância de integrar algum tipo de trabalho de força em seu treinamento. Para a maioria dos atletas, o principal objetivo do treinamento é melhorar sua estrutura num todo e se preparar para as corridas a cada temporada que passa.

Independentemente da disciplina e do foco, a cada temporada o objetivo é sempre o de melhorar, e com esse objetivo em mente, podemos identificar facilmente porque é que o trabalho de força é uma parte importante do treinamento estruturado.

E para deixar ainda mais claro a sua importância para a corrida, vamos falar aqui neste artigo detalhadamente sobre todos os benefícios deste tipo de treino, para que você possa colocar em prática.

Benefícios do treino de força para o corredor.

A prevenção de lesões é o motivo mais comum que leva os atletas de corrida a realizar exercícios de força. Uma dose consistente deste treino pode ajudar a aumentar a densidade óssea, manter a massa muscular, e proteger as articulações vulneráveis ​​de lesões.

Outro benefício importante é o fortalecimento do atleta. O objetivo deve ser sempre melhorar no esporte específico em que você está se concentrando. E o treino de força dá o fortalecimento que o corredor precisa para todo o seu percurso.

Outro fator importante é que a musculação ou outros treinos de fortalecimento, especialmente com pesos, aumenta a fibra muscular de contração lenta. Essas fibras não produzem ácido láctico na taxa que os músculos de contração rápida fazem, permitindo que o atleta produza mais energia por mais tempo.

Os exercícios de força também são ótimos para corrigir os desequilíbrios existentes no corpo do atleta, uma melhor postura e alinhamento geral do corpo pode ser alcançado com trabalho contínuo e consistente. 

Mas atenção, o treinamento de força realizado pelo atleta não deve ser feito depois que a preparação da corrida começar. Embora a abordagem e o foco devam mudar, é importante continuar a manter um regime contínuo.

Sabemos que um núcleo forte, melhor forma, eficiência e potência são valiosos durante a temporada. Use exercícios de fortalecimento como uma oportunidade para ajustar seu treinamento e aguçar quaisquer pontos fracos que possam existir.

Não há dúvida de que o tempo investido em uma rotina de treinos voltados ao fortalecimento muscular devidamente executada pagará dividendos quando chegar o dia da corrida.

Curtiu? Então leia aqui também sobre como fortalecer seus tendões!

Conheça a Brasil Run Store e tenha acesso as melhores marcas nacionais e internacionais de suplementos e alimentos funcionais!

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade