Você Sabia?

Trail Run para inciantes. Veja dicas super importantes!

Trail
Trail

Trail Run é uma modalidade que cresce a cada dia entre os apaixonados por corrida. Trocar (mesmo que apenas um dia ou outro) o asfalto pelas trilhas é algo que muitos corredores mesmo amadores pensam em fazer ou já o fazem. Mas assim como na rua, praticar trail run também exige atenção e tomar certos cuidados pode fazer toda a diferença. Por isso encontramos e mostramos aqui algumas dicas para quem pensa em dar os primeiros passos em meio a natureza e chegar ao final do treino ou da prova inteiro!

1. Não foque no pace: Por conta da irregularidade do terreno, não é possível manter um mesmo pace durante todo o trajeto e isso pode até mesmo te desmotivar. O foco deve ser a intensidade, ou seja, prestar atenção ao esforço que você emprega durante o percurso no trail run é mais importante do que o pace. Isso significa manter um ritmo que você aguenta até mesmo quando estiver mais cansado, pois vai evitar que o seu rendimento caia a ponto de você ser obrigado a caminhar.

2. Planejamento: O tempo corre diferente no trail run. Por isso você com certeza levará mais tempo para completar uma prova em trilha do que no asfalto. Um erro comum entre os iniciantes é o de usar a experiência que tem no asfalto e transportar o mesmo planejamento que fariam para uma corrida na cidade, para uma trail. Lembre-se, um corredor que conclui uma prova de 10 km no asfalto em 1 h não vê necessidade de transportar água ou algo para se hidratar, nem alimentos. Mas em uma prova de trail, leva-se o dobro de tempo ou mais para concluí-la. Por isso, não deixe de correr com uma mochila de hidratação nem de levar alimentos que não ocupam muito espaço, como sementes e frutas secas, que o deixarão abastecido se a prova for um pouco mais longa.

3. Analise a altimetria: A maioria das provas de trail run fornece aos participantes mapa e altimetria positiva acumulada de todo o percurso. Geralmente também divulga-se um gráfico da altimetria para que o corredor possa analisar o desafio e até montar uma estratégia com seu técnico. Mas muitos inciantes não conseguem entender as informações do gráfico, como a inclinação da principal subida ou a extensão do desnível vertical. Use os treinos para realmente sentir o que significam desníveis positivo e negativo e consulte sempre um treinador.

5. Antentar-se aos equipamentos obrigatórios de uma trail: Toda prova de rua conta com um serviço médico e de ambulância para socorrer com rapidez atletas que passam mal. Mas nas provas de trail, o atendimento e o resgate podem levar horas, por isso, não deixe de carregar na mochila um kit de primeiros socorros. Quanto aos equipamentos, também são obrigatórios: mochila de hidratação, jaqueta corta-vento (caso o tempo mude de uma hora para outra e a prova seja longa), óculos de sol, viseira, um short e uma calça, protetor solar, além de meias extras para trocar se o calçado molhar. E, se for alérgico, não deixe de levar os seus remédios para a prova.

Gostou? Leia aqui também sobre o que deve colocar no seu kit de primeiros socorros!

Fonte: SportLife

Newsletter

Publicidade