Você Sabia?

Suor em excesso durante a corrida. Veja como evitá-lo!

suor
Foto: Freepik

Suar é a maneira do corpo se resfriar naturalmente. Pense em transpirar como o sistema de ventilação do seu corpo, ou seja, quando o seu corpo começa a aquecer devido a uma mudança na temperatura corporal, ocorre uma mudança na temperatura externa e essa pode ser uma resposta direta ao estresse, a alguns alimentos, medicamentos ou até mesmo doenças. O seu sistema nervoso central envia sinais para as glândulas sudoríparas em todo o corpo para resfriá-lo.

Esse resfriamento acontece quando o calor da superfície da pele se dissipa à medida que o suor evapora. Veja então mais curiosisdades sobre o suor em excesso e como ele pode prejudicar sua corrida, entre outras dicas de como evitá-lo.

Por que algumas pessoas suam mais que outras?

Uma pessoa em média transpira entre 0,8 a 1,4 litros durante um treino de uma hora. Mas como algumas pessoas podem correr mais rápido que outras, essas obviamente tendem a suar mais. Sua taxa de transpiração também será afetada pelo seu peso, idade, sexo e níveis de estresse.

Por isso você pode se sentir encharcado em comparação com a pessoa correndo ao seu lado. Quanto mais pesado, mais velho e mais estressado você é, mais suor você poderá produzir.

Quais são as desvantagens do suor?

A primeira desvantagem é o cheiro. O suor de suas glândulas apócrinas é geralmente um pouco mais grosso, e como se decompõe e se mistura com bactérias encontradas em seu corpo, pode produzir o tão temido um odor corporal.

Outra desvantagem bem chata para os atletas é quando seu suor causa descolorações, ou o amarelamento de suas camisetas. Por isso muitas pessoas evitam usar roupas de cor clara.

Dicas para combater o suor excessivo – para corredores!

  • Um bom desodorante ou antitranspirante pode reduzir o odor ou a visibilidade. O objetivo do desodorante é mascarar o ‘odor’ com uma fragrância, graças ao alumínio ou zinco em sua composição, que bloqueiam os poros.
  • As injeções de Botox também são usadas em locais de alta produção de suor no corpo (como axilas ou couro cabeludo) para diminuir a transpiração excessiva.
  • Evitar usar roupas oclusivas ou sintéticas ajuda muito, pois elas não permitem tanta ventilação quanto o algodão ou o bambu.
  • Evite roupas excessivamente apertadas que podem roçar a pele, e provocar ainda mais irritação.
  • Em dias mais quentes escolha roupas de cores claras, já que cores mais escuras absorvem mais raios solares e aquecem mais a sua pele.

Em resumo, caso você ache que sua demais, consulte sempre um especialista e busque pelas melhore soluções para o seu caso. Afinal, se sentir confortável e confiante é super importante até mesmo para manter o bom desempenho não só no esporte quanto em todas as áreas importantes da sua vida!

Curtiu? Então leia aqui também sobre como evitar a retenção de líquidos.

Conheça a Brasil Run Store e tenha acesso as melhores marcas nacionais e internacionais de suplementos e alimentos funcionais.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade