Você Sabia?

Sua postura é essencial para bons resultados

postura

Correr é um esporte democrático e realmente feito para todos, mas não por isso não exija cuidados. Uma dieta correta antes e depois do exercício pode trazer resultados ainda melhores, assim como o equipamento correto, coerente com a pista e o clima de onde vai correr também podem influenciar. Mas e a postura? Para correr, assim como em diversos esportes, é necessário prestar muita atenção em como seu corpo se comporta durante a prática.

Cuidar da postura do corpo é essencial para obter resultados melhores, além da importância quando o assunto é evitar as temidas lesões. O posicionamento dos pés, joelhos, braços, cabeça e quadris interfere diretamente na qualidade e na própria segurança do corredor durante a execução. Uma postura correta inclusive torna os movimentos mais eficientes, desenvolvendo uma velocidade maior com menor gasto de energia, sabia?

Consulte sempre um profissional antes de começar a correr. Pode parecer um esporte simples, mas não basta simplesmente colocar um pé em frente ao outro para correr da maneira certa. Se você é iniciante é ainda mais importante contar com um professor de educação física ou fisioterapeuta para chegar na postura e no desenvolvimento correto do exercício.

Embora correr não exija tantos acessórios, a escolha do tênis correto, viseira e roupas leves não podem ser negligenciados. Descubra qual a sua pisada e os tipos e marcas de tênis ideiais para você. Lembre-se que cada corpo é um de jeito, então não basta seguir o que seu parceiro ou amiga da corrida usa. Seus pés podem ter outras exigências e o tênis errado pode causar muitos problemas.

Atenção à parte superior do corpo! Muitas pessoas acreditam que somente a posição das pernas importa no momento da corrida. Mas, na verdade, cabeça, tronco e braços também têm funções muito importantes: os olhos, por exemplo, precisam ser mantidos na altura do horizonte, e os ombros devem estar relaxados. O tronco e o pescoço devem permanecer retos e alongados, ligeiramente projetados para frente. Já os braços devem estar em posição paralela, flexionados em 90º.

Repare bem no movimento dos seus membros inferiores, afinal eles são de fato, os mais afetados durante a corrida. Por isso, os joelhos devem estar ligeiramente flexionados quando os pés tocarem o chão, e os tornozelos precisam estar relaxados para a flexão no momento do impacto. Por último, os pés devem ser tocados no chão com a parte do meio ou da frente (antepé).

Seguir as orientações de um profissional e praticar movimentos constantes favorecerá a adaptação do corpo à prática da corrida, de forma a garantir uma atividade física mais confortável, sem gasto de energia desnecessário e com menos riscos de lesões. Foque sempre na sua postura nos mínimos detalhes a cada treino e quando for participar de uma prova, lembre-se de cada movimento.

Fonte: Sua Corrida

Leia aqui também sobre a palmilha postural e como ela auxilia na corrida.

Newsletter

Publicidade