Chama o Doutor Você Sabia?

Saúde renovada em poucos minutos por dia

Saúde é o que te permite fazer o que tem vontade enquanto estiver vivo, certo? Então por que ainda assim, tem gente deixando de correr atrás de uma vida saudável? Falta de tempo? Preguiça? Informações deturpadas sobre o que é preciso fazer de fato para conquistar um corpo em forma?

Bom, para quem busca na corrida e em outras atividades melhorar a saúde antes de performance e superar desafios, a notícia é boa. Correr por pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, já é o suficiente para manter seu condicionamento, trazer ótimos benefícios para o seu corpo e garantir uma saúde de ferro (claro, sempre combinar com uma alimentação saudável).

E para melhorar ainda mais os resultados por fora e por dentro, some mais 60 minutos de atividade por semana – corrida, cross-training ou uma combinação dos dois – e você chegará à quantidade de exercícios recomendada pelos CDC (Centers for Disease Control and Prevention, ou Centros de Controle e Prevenção de Doenças) para adultos que buscam saúde.

No Brasil, 46% da população não segue essa orientação, o que mostra que ainda tem muita gente achando que precisa de muito tempo e muito esforço para conseguir ser saudável. Confira as dicas que encontramos que mostram como um pouco mais de exercício pode melhorar (e muito!) a saúde.

1. Corra um pouco mais

Quanto mais tempo passa se exercitando, mais tempo vai viver. Ou seja, cinco minutos extras de corrida já oferecem benefícios cardiovasculares sem aumentar o desgaste do corpo.

Cinco minutos a mais em uma sessão de corrida por semana ou a todas as corridas, se quiser – esse pequeno acréscimo não vai elevar seu risco de lesão.

2. Treino de força

Na corrida, a parte inferior do corpo é a que mais se beneficia, mas braços, ombros e costas não saem ganhando muito. Como sempre falamos aqui, essas musculaturas são importantes também, porque ajudam a manter a postura, o que se reflete em uma melhor respiração durante a corrida.

Depois de um dia de treino (com corrida ou sem), tente este movimento: segurando halteres pequenos, mova os braços como se estivesse correndo. Faça 3 séries de 5 a 10 repetições, 2 vezes por semana.

3. Aquecimento sempre!

Um aquecimento completo prepara pernas, coração e pulmões para os desafios da corrida. Reserve de 5 a 10 minutos para ele antes de cada treino. Pode ser uma volta no quarteirão ou uma caminhada de alguns minutos.

Depois, alterne 30 segundos de caminhada e 4 a 10 segundos de corrida leve e faça essa sequência por alguns minutos.

4. Inspire, expire.

Uma meditação breve pode ajudar seu cérebro a entrar em um estado de calma e motivação antes da corrida. Além de ajudar muito a despertar a consciência corporal, tão importante para o seu corpo e sua saúde.

Sente-se por cinco minutos com os olhos fechados e foque em pensamentos positivos sobre o treino que vai fazer, sinta como se o ar que inspira fosse uma fonte de energia entrando pelos seus pulmões e indo diretamente para as suas pernas e braços.

No final, o importante é sempre estar em movimento e tratando a sua saúde como algo primordial todos os dias, garantindo mais qualidade de vida, na medida em que os anos passam. Mova-se! #BrasilRun

 

Fonte: Runners World

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade