Você Sabia?

Respiração rítmica – dicas para os corredores

respiração
foto: Freepik

A respiração rítmica, nada mais é do que a sua coordenação de passos com inalação e exalação em um padrão sequencial, de modo que o atleta pousará alternadamente no pé direito e esquerdo no início de cada exalação.

E para ser um bom corredor é preciso saber bem mais do que colocar um pé na frente do outro. Portanto, saiba que sua técnica de respiração contribui diretamente para o desempenho da execução da sua corrida.

Em outras palavras, a técnica de respiração é fundamental para levar sua corrida para o próximo nível. Uma das coisas que os corredores mais temem é ficar sem fôlego, causando pontos laterais doloridos que retardam a corrida para um rastro.

Portanto, para evitar isso, você precisa de um ritmo certo de respiração se quiser ser um corredor de sucesso, afinal, nem os tênis mais adequados vão te salvar se você não conseguir respirar corretamente. Veja então aqui algumas dicas que te ajudarão nessa missão.

Quais são os dois tipos de respiração?

Superficial – Quando o ar mínimo é atraído para os pulmões usando os intercostais externos e não através dos pulmões, usando o diafragma.

Profunda – Quando se contrai o diafragma, expandindo o abdômen em vez do tórax e respirando pela boca ao invés do nariz.

Ritmo e Respiração.

Você irá conquistar um melhor desempenho na corrida somente quando aprender a dominar a respiração profunda e rítmica. Isso pode ser feito cronometrando sua respiração para a sua marcha ou passo, garantindo um ritmo constante enquanto você corre.

  • Se você é iniciante, a contagem de ritmo 3: 3 é um bom ponto de partida – Você tomará aproximadamente 30 respirações por minuto com essa contagem de ritmo e este, é mais adequado para corridas leves e fáceis
  • Você também pode tentar a contagem de ritmo padrão 2: 2 usada pela maioria dos maratonistas. Você tomará cerca de 45 respirações por minuto com essa contagem, ideal para alguns treinos de cardio, como correr em uma esteira.

                                                                Dicas finais!

Não desanime se você está constantemente sem ar, pois, todos os corredores passam por essa fase no começo e ela é apenas temporária. A prática regular de respiração profunda, mesmo em repouso, pode ajudá-lo a dominar a arte da respiração ideal.

Apenas lembre-se de tratar muito bem seus pulmões e o diafragma, como faz com seus músculos. Treine-os regularmente para que fiquem cada vez mais fortes. Em resumo, faça o seu ritmo ao caminhar ou correr, para que seu corpo saiba o que fazer quando chegar a hora. Boa corrida!

Curtiu? Então leia aqui também sobre como a respiração interfere no desempenho esportivo.

Conheça a Brasil Run Store e tenha acesso as melhores marcas nacionais e internacionais de suplementos e alimentos funcionais.

Newsletter

Publicidade