Comer Bem Você Sabia?

Quais os perigos de tomar suplementos sem orientação?

suplementos
Foto: Freepik

Já parou para pensar sobre os perigos de uma suplementação para um atleta sem a devida orientação de um ou mais especialistas? Não pense que esse assunto é uma bobagem, e saiba que os suplementos devem ser consumidos de forma orientada e meticulosa.

Não podemos negar que suplementos são grandes aliados quando o assunto é melhorar a saúde e/ou a performance na corrida e a cada dia, laboratórios e especialistas lançam uma novidade cheia de ótimas promessas e de fato bons resultados realizados. Mas sem as devidas orientações, um simples suplemento pode trazer uma série de complicações.

Assim como remédios vendidos sob prescrição médica não devem ser tomados por conta própria, sem se importar com os riscos que se corre, suplementos devem ser levados a sério. Informação é poder e por isso você deve buscar em fontes certas e confiáveis antes de entrar naquela loja cheia de opções. Aqui deixamos algumas orientações básicas mas importantes pra você se conscientizar.

Malefícios da suplementação para a saúde do atleta

O primeiro está no fato de que um atleta sem orientação, pode ultrapassar a dose recomendada para seu biotipo e combinar substâncias que interagem de forma prejudicial entre si.

Outro malefício é a falta de carboidratos e o excesso de proteína. Sabemos de casos extremos onde pessoas que fazem uso de suplementação indevida foram internadas para fazer diálise por sobrecarga dos rins em razão do abuso proteico.

Essa complicação surge inclusive em quem já possui predisposição a problemas renais, algo que as pessoas nem imaginam ter muitas vezes. Por esse e outros motivos, as orientações de especialistas são indispensáveis, ainda mais na vida de quem preza ter a saúde sempre em dia!

Os riscos mais graves são alterações hormonais e sexuais, cardiopatias diversas e o câncer. Portanto, não dispense a visita ao médico ou a um nutricionista antes de se aventurar a uma suplementação para ajudar em sua performance, pois, para garantir bons resultados e não prejudicar a sua saúde, a recomendação é não tomar nada sem o acompanhamento de um profissional da área de nutrição ou médica.

Um especialista deve entender quais seus objetivos, pedir exames completos para descartar qualquer propensão a doenças mais graves e orientá-lo quanto aos suplementos que deve tomar, combinando com uma planilha de treino e alimentação regrada. Informe-se!

Curtiu? Então leia aqui também sobre qual a melhor suplementação para quem corre.

Newsletter

Publicidade