Você Sabia?

Prepare o físico para o Carnaval e curta sem dores!

Falta pouco pra começar a folia! Se seus planos incluem pular nos bloquinhos de rua, na avenida ou em super festas, é bom preparar o físico. Pode parecer bobagem, mas na hora da diversão, é comum se jogar sem pensar em mais nada e esquecer de beber água, alongar, comer direito… Só que esse descuido pode fazer a brincadeira acabar antes da Quarta-feira de Cinzas. “Pular sem aquecer ou alongar pode levar a desequilíbrios na musculatura e aumentar o risco de dor e lesão (nos músculos, articulações e ligamentos), sem falar que o corpo entra em fadiga rapidamente”, avisa a fisioterapeuta Diamani Caran, da Inovar Saúde, em São Paulo.

Existem maneiras simples de preparar o físico para aguentar a folia até o fim. E nada de mudanças radicais: a ideia é estimular a adaptação do corpo ao esforço que vem pela frente.

Alongar é preciso
Pernas, pés e costas são as partes que mais sofrem depois de horas dançando. Reserve 15 minutos antes de sair de casa para estender a musculaturas dessas regiões. Na volta, repita o estica e puxa. Movimentos circulares com os punhos e os tornozelos, por exemplo, ativam a circulação e favorecem a oxigenação das estruturas envolvidas, prevenindo ou restaurando da fadiga causada pelo esforço físico. As pernas precisam de muita atenção também, afinal, elas que aguentam boa parte do tranco. Passe um elástico ou toalha pela planta de um dos pés e puxe as pontas em direção ao corpo, sentindo alongar a parte de trás da perna. Segure a posição por 30 segundos. Repita duas vezes com cada perna. Outro ótimo movimento, é sentado no chão, flexione a perna direita por cima da esquerda, estendida. Gire um pouco o tronco para a direita, puxando o joelho desse lado em direção ao tronco, e vire a cabeça para a esquerda. Faça o mesmo do outro lado.

Atenção à alimentação
Nos dias de festa, tente escolher alimentos leves e saudáveis e beba muito líquido (valem água, água de coco, chá gelado e suco de frutas (principalmente se tiver planos de pular todos os dias e for passar muitas horas exposto ao calor). Se for beber álcool, lembre-se sempre de intercalar com água, para não correr risco de desidratação.

Dormir também faz parte
Tudo bem que você não quer perder um minuto do carnaval, mas virar as noites acordado vai estressar o metabolismo e ameaçar a diversão nos outros dias. Se não der para manter a rotina de sono, pelo menos tente garantir algumas horas de descanso por dia. Ao acordar e antes de dormir, dê algumas espreguiçadas para ativar a circulação.

De resto, aproveite o feriadão da forma que mais gosta, seja na folia ou descansando. De qualquer forma, cuide sempre do seu corpo e saúde de forma equilibrada! #BrasilRun

Fonte:W Run

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade