Você Sabia?

Por que afinal uma maratona tem 26.2 milhas?

maratona
Foto: Freepik

Já se perguntou o porquê de uma maratona ter 26.2 milhas ao invés de 26 milhas como muitos pensam? Bom, como para tudo nesse mundo, existe uma explicação, e é o que vamos abordar aqui, nesse artigo. Acompanhe!

A resposta para essa pergunta, começa na Grécia antiga, e tudo isso porque a inspiração para a maratona como um evento de corrida, se deu através de um mito grego que existiu na terra exatamente em 490 aC.

A Grécia antiga foi o local onde ocorreu a primeira maratona, e esta se deu através de um enorme confronto entre os gregos e os invasores persas. Apesar dos persas estarem superando em número os gregos, os gregos venceram a batalha.

O mito popular diz que, quando os gregos venceram a batalha, enviaram um mensageiro a Atenas, para entregar as boas novas e ele percorreu 25 milhas para anunciar ‘Vitória!’ para os gregos que aguardavam e logo depois, desmaiou de exaustão e morreu.

Várias fontes contestam esse fato, mas o mito foi popularizado, e tornou-se um dos mais duradouros contos universalmente conhecido. Mas mesmo sabendo desse fato, como chegamos a 26,2 milhas para a distância da maratona moderna?

Já sabemos algumas coisas a respeito da maratona e da distância, mas o fato de ela ter chegado exatamente a 26.2 milhas ainda é uma incógnita. Mas vamos desvendar esse fato abordando algumas curiosidades sobre o fato.

Essa distância na verdade foi estabelecida durante os jogos Olímpicos de Londres 1908. Inicialmente os organizadores tinham de fato planejado uma rota de 26 milhas, do Castelo de Windsor até a entrada do White City Stadium.

Mas rainha Alexandra pediu que a maratona fosse iniciada nos jardins do Castelo de Windsor, para que os jovens da realeza pudessem assistir, e terminar em frente à casa real no estádio White City. Isso acabou acrescentando 385 jardas, portanto, tornando a distância total do evento de 26,2 milhas.

A primeira maratona de 26,2 milhas foi realizada no último dia das Olimpíadas de Londres de 1908, e teve uma certa controvérsia na linha de chegada. Dorando Pietri da Itália entrou no estádio primeiro, mas estava claramente exausto.

Dorando foi ajudado por médicos e cruzou a linha de chegada primeiro, vários outros competidores reclamaram que ele tinha sido injustamente apoiado, então o primeiro lugar acabou sendo para o americano Johnny Hayes, que estabeleceu um novo recorde olímpico com 2 horas, 55 minutos e 18,4 segundos.

O comitê olímpico decidiu mais tarde que 26,2 milhas deveria ser a distância padrão da maratona para todos os eventos. Desde então, milhões de pessoas em todo o mundo, enfrentam o desafio de 26,2 milhas, inspirado pelo mensageiro grego e muitas nem sabem ou nem mesmo sentem, essas 0,2 milhas a mais.

Curtiu? Então leia aqui também sobre como se beneficiar com treinos de velocidade antes de uma maratona.

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade