Você Sabia?

Pisada pronada pode atrair lesões e pede sua atenção

Pronada

Já falamos algumas vezes sobre as diferentes pisadas, como a pronada, e o quais os efeitos que elas podem trazer a sua performance. Mas muito ainda é um mistério até mesmo para os especialistas e cientistas. Afinal, uma pisada pronada traz mais risco de lesões? Precisa de cuidados especiais? Por muito tempo, essa pisada foi vista como algo bem ruim e apesar de algumas descobertas sobre maneiras de evitar o mal que ela pode trazer, ainda tem muito atleta se machucando. Como evitar tudo isso, afinal?

Inicialmente, sabe-se que a pisada pronada pode ser corrigida com tênis específicos e palmilhas para diminuir as chances de lesão. Porém, após anos de pesquisas e esforços para o controle dessa pisada, os corredores com pronação excessiva seguem se machucando da mesma maneira e por conta disso, nos últimos anos, entendeu-se que o problema não é a pronação isoladamente, e sim um conjunto de vários fatores que levam a uma lesão, e que tentar controlar uma pisada pronada não é o principal foco para prevenção.

Os estudos científicos até hoje mostram dois tipos de resultados. Aqueles que não acompanham os corredores, que os avaliam em apenas uma sessão de teste, mostram que a pronação tem relação com algumas lesões, como a canelite e a fasceíte plantar. Já estudos que acompanham os corredores por um ano, controlando o volume de treinamento, e têm o poder de estabelecer uma relação de causa e efeito, mostram em sua maioria que a pronação não é causa de lesões em corredores. Confuso?

Bom, entenda que o resultado do teste de pisada não é uma sentença de lesão nem uma necessidade absoluta de troca de tênis. E é sempre indicado associar o resultado de um teste com outras informações, como a biomecânica da corrida do corpo todo, o volume de treinamento e a força muscular. Ou seja, junte o máximo de informações que conseguir através de consultas com profissionais da área para entender profundamente sobre a pisada pronada e buscar os melhores caminhos para evitar lesões.

Um dos cuidados que alguns profissionais indicam para quem tem a pisada pronada, é o fortalecimento dos músculos do pé e quadril, seguir usando o tênis que te deixa mais confortável e procurar um profissional da saúde para tirar todas as suas dúvidas e prescrever orientações.

Fonte: Eu Atleta

Leia aqui também sobre os tipos de pisada e as dores que podem causar.

Newsletter

Publicidade