Chama o Doutor Você Sabia?

Os tipos de pisada e as dores que podem causar

Todo mundo sabe que existem 3 tipos de pisada e que cada uma delas exige uma atenção. Mas elas tem de fato relação com as dores e lesões que acometem os corredores? E esses efeitos podem variar de acordo com cada tipo?

Neutra, supinada e pronada. Cada uma delas tem a sua particularidade e tênis específicos, que teoricamente ajudam a desgastar menos a musculatura e evitar lesões no futuro. Estudos indicam que quando associadas aos tipos de pé (plano, cavo e normal), as pisadas podem ter relação com as dores constantes de alguns pacientes.

Apesar de não ser uma regra, pés planos normalmente estão ligados a pisadas pronadas, assim como os cavos costumam apresentar supinação e os normais, pisada neutra. De acordo com fisioterapeutas,  pessoas com o pé plano podem ter maior tendência a fazer uma pronação maior do que quem tem pé cavo, mas isso não é um fato determinado e nada impede de que corredores com pé cavo tenham por exemplo tendinopatia do tibial posterior (lesão relacionada a pés planos).

Uma pesquisa recente analisou mais de 3 mil voluntários em busca da relação entre esses dois elementos e a ocorrência de lesões, e obteve evidências fortes de que a pronação e o pé plano estão diretamente ligados à dor no arco do pé.

Especialistas recomendam alguns exercícios de equilíbrio e também a segmentação de cada momento de uma passada. De forma repetitiva, cada movimento é feito para integrar a informação no cérebro. E o que se percebe é que independente do tipo de pisada, o importante é o quanto a musculatura tem uma boa sinergia de forma geral. Acredita-se que, quando os músculos estão treinados para atuar em sintonia, não há sobrecarga e as dores são minimizadas.

Por isso, sempre frisamos a importância de sempre buscar especialistas e entender como o seu corpo funciona e fugir da roubada que é seguir o que seu colega faz já que para ele, esse tênis ou aquele exercício faz bem. Cada um é de uma forma e se conhecer é essencial para conseguir chegar mais longe da melhor forma. #BrasilRun

 

Fonte:O2 Corre

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade