Você Sabia?

O remo pode tornar seu treino indoor mais eficiente

O remo é uma atividade que está tendo seu momento no mundo fitness e a ascensão da classe de remo de grupo indoor foi uma das grandes tendências de fitness previstas para 2018.

O remo pode não ter uma super reputação e pode não parecer o exercício mais fácil de se entender. Ainda assim, da próxima vez que você fizer fila para a esteira, pode haver boas razões para considerar um teste no remador.

O Dr. Cameron Nichol, um médico americano, ex-remador olímpico e duas vezes medalhista de prata mundial, é quem diz que o remo é o “treino para o corpo inteiro mais eficiente”. Apesar disso, levou algum tempo para o esporte se tornar parte do mais recente boom de fitness. Para muitos, a máquina de remo é um equipamento de ginástica que vem acumulando poeira na garagem dos pais desde os anos 80.

Como ex-remador olímpico e entusiasta de remo em geral, Dr. Nichol pode ser um pouco tendencioso, mas ele disse que uma das razões para querer divulgar mais o remo, é que ele usa praticamente todos os músculos do corpo – e tudo isso foi provado em um experimento recente.

Em um programa de TV, o médico conduziu um pequeno experimento na Universidade de Roehampton que comparou o impacto de correr em uma esteira para remar em uma máquina. Atletas de um nível similar de condicionamento físico realizaram 20 minutos de cada exercício e uma série de medidas foram realizadas usando eletrodos.

O primeiro foi o gasto com calorias, modo como muitas pessoas medem seus treinos – e nesses termos, a corrida venceu. O sujeito na esteira queimou 350 calorias, enquanto a pessoa na máquina de remo gastou 300 – mas o parece que você não deve pensar apenas em calorias.

Ele apontou para outra medida – ativação muscular – para provar a eficácia do treino. Os eletrodos mostraram o quanto de eletricidade estava passando por cada grupo muscular durante o treino, o que significa “o quão duro e rápido esses músculos estão trabalhando”, segundo o Dr. Nichol.

Os resultados mostraram que o remo ativou mais grupos musculares do que a corrida. Essa prática ativa nove grupos musculares e 85 por cento da musculatura do corpo, ou seja, irá trabalhar o seu corpo superior e inferior, tonificar os braços e fortalecer as costas, músculos super importantes de serem trabalhados para um melhor aproveitamento da corrida de rua.

Portanto, faça um teste. Consulte seu treinador e veja as vantagens que pode conseguir com o remo, além de entender exatamente quais os movimentos corretos que deve fazer para evitar lesões. #BrasilRun

Fonte: Independent UK

Curtiu esse texto? Então também vai curtir este daqui: https://goo.gl/gwqtwC

Newsletter

Publicidade