Você Sabia?

Movimente-se durante as férias! A importância de não ficar parado

Durante as férias de fim de ano, com viagens ou não, o recesso da assessoria esportiva ou da academia e poucas provas no calendário, surgem diversos empecilhos que dificultam seguir firme nos treinos. Ok, descanso também faz parte da vida de um corredor e você até pode dar uma folga para seus tênis uma semana ou outra. Mas é importante não ficar completamente parado por muito tempo, porque você corre o risco de perder grande parte do que conquistou durante meses e meses de treinamento no decorrer do ano.

As perdas clássicas – e mais visíveis – de alguém que fica duas ou três semanas sem correr são o aumento de gordura corporal e diminuição da massa magra, claro. Mas os prejuízos vão bem além do que você pode enxergar no espelho. Pesquisas relatam que a partir de 15 dias sem atividade física inicia-se uma redução significativa de força muscular e resistência aeróbica, o que torna a volta a rotina ainda mais sofrida.

Essa queda no condicionamento aeróbico (ou seja, do seu fôlego) acontece devido à diminuição do VO2 máx. (quantidade de oxigênio que o organismo absorve a cada respiração). O intervalo no treinamento reduz a quantidade de enzimas celulares que geram energia ao entrar em contato com o oxigênio. Em apenas duas semanas sem treinar, seu VO2 máx. cai aproximadamente 5%, o que representa uma piora de mais de 10% no desempenho na corrida. Na prática, uma pessoa que corre 10 km em 1h passa a fazer o mesmo percurso entre 1h06min e 1h10min.

Nem todo mundo quer largar a família ou os amigos num quarto de hotel, chegar mais tarde no churrasco ou simplesmente ver um filme no sofá e sair para correr durante as férias. Mas você pode investir de 20 a 30 minutos nessas atividades para minimizar a perda de condicionamento.

Caminhe na areia caso vá para a praia e aproveite para andar (ou trotar) na areia fofa. Ao movimentar-se no terreno instável, você precisa fazer um bom esforço físico para tirar o pé do chão. Isso queima calorias e desenvolve equilíbrio e propriocepção. Frescobol, stand up paddle e caiaque são outras boas opções para manter os músculos ativos.

Vai passar uns dias no sítio? Então, invente atividades que possa inclusive fazer com os amigos ou primos, como vôlei na piscina, ping pong, ou uma competição de dança. Vale sempre também baixar vídeos de aulas rápidas de funcional, yoga ou pilates, separar só 40 minutos do seu dia e movimentar o corpo sem sentir que está perdendo momentos divertidos com o pessoal. #BrasilRun

Fonte: Sua Corrida

Newsletter

Publicidade