Você Sabia?

Mitos sobre hidratação que você precisa saber.

hidratação
Foto: Freepik

Existem algumas informações enganosas por aí sobre hidratação que deixam os corredores bastante confusos e esclarecê-las é sempre a melhor forma de deixar a saúde em dia. Questões como, beber ou não oito copos de água por dia, ou se devemos beber água antes de estar com sede, ou apenas quando a sede bater. São muitas dúvidas e todas bem comuns.

Conhecer as respostas para essas e outras perguntas, é vital, já que a hidratação é fundamental para o seu desempenho. A água é necessária para todo o processo metabólico em seu corpo, afinal, ela transporta nutrientes para suas células e retira o lixo delas.

Em outras palavras, é como se fosse um motor de um carro. Por isso, separamos aqui nesse artigo alguns dos mitos mais comuns e se quiser ficar bem informado e estar muito hidratado em sua próxima prova, leia até o final!

Mito: Beba sempre oito copos de água por dia.

Você precisa de uma dose saudável de hidratação diária, isso é fato, mas o quanto é uma coisa individual, o que significa que não existem regras ou uma quantidade exata. Todo mundo, em especial os atletas, tem necessidades diferentes.

Mito:  A sede não é uma boa ferramenta de hidratação.

A sede é definitivamente um forte indicador das necessidades de hidratação do nosso corpo e nosso mecanismo de sede é bastante preciso, mas é sempre uma boa ter alguns outros métodos para garantir que você esteja hidratado.

Uma boa ideia é conhecer a sua taxa de suor, para então, verificar todas as suas reais necessidades. Isso vale especialmente para as corridas de longa duração.

Mito: Água pura é melhor para hidratação.

Embora a água seja uma ótima maneira de se hidratar, pode não ser a melhor escolha em todas as situações. Para uma corrida fácil de uma hora em um dia fresco, beber água é sempre muito bom para qualquer atleta. 

Mas se você está correndo um percurso maior em um dia quente, você precisa ingerir algum sódio também. Uma bebida esportiva, como os istônicos, ou a água enriquecida com eletrólitos, por exemplo, são boas opções.

Mito: Quanto mais água beber, melhor!

Na verdade, não é bem assim, afinal, muita água pode causar hiponatremia sintomática, uma condição em que os níveis de sódio no sangue tornam-se perigosamente baixos e essa não é sempre uma boa ideia quando o assunto é hidratação de atletas.

Embora se estime que menos de 1% dos maratonistas desenvolvam hiponatremia sintomática, é sempre bom ter cautela para evitar que esse mal assombre sua performance, procure sempre se hidratar na medida certa. Boa prova! 

Curtiu? Leia aqui também sobre as cápsulas de sal e comom funcionam na hora de se hidratar.

Conheça a Brasil Run Store e tenha acesso as melhores marcas nacionais e internacionais de suplementos e alimentos funcionais.

Newsletter

Publicidade