Você Sabia?

Kinesio taping. Conheça mais sobre essa técnica.

Sabe o que é Kinesio taping? Já viu atletas, amadores ou profissionais, usando umas fitas coloridas em seus corpos? É isso. Essa bandagem elástica, ou , técnica criada pelo quiropraxista Kenzo Kaze no Japão, nos anos 1970, serve para auxiliar no tratamento de lesões ao exercer pressão e força sobre músculos e articulações, promovendo apoio a estabilidade.

De acordo com fisioterapeutas, a bandagem tem ultilidade para várias funções diferentes e tudo depende da necessidade do paciente e do objetivo do fisioterapeuta. Seja para sustentar, ajudar no movimento, empuxo inicial ou para dar amplitude ao movimento. Um dos principais benefícios é a sustentação da estrutura da forma que você coloca a fita, e ainda, com o calor, o corpo continua jogando sangue no local.

O correto é que fisioterapeutas façam a colocação da bandagem. E apesar de ser muito utilizada por praticantes de atividades físicas, a Kinesio taping pode ser útil para qualquer pessoa que esteja sentindo alguma dor ou limitação física.

Entre os atletas, o uso da técnica pode ser feito antes, durante ou depois do treino ou prova, sendo que antes, a bandagem pode ser útil para não piorar uma dor já existente. Durante, atuaria como facilitadora do movimento prejudicado pela lesão e, no pós, para atenuar a dor e auxiliar no tratamento.

A duração varia de 48h a 72h após a aplicação, mas vai depender do tecido da pele, se é gorduroso ou não, da forma como foi feita a aplicação e também da rotina do paciente.

Veja os principais mecanismos de correção possibilitados pelo uso da Kinesio taping:

– Correção da função muscular, recrutando a musculatura debilitada
– Melhora a circulação sanguínea e linfática
– Diminui a dor
– Aumenta a propriocepção

Se você quer evitar ou tratar alguma dor que vem sentindo, procure o seu fisioterapeuta e tire maiores dúvidas sobre essa técnica e como ela pode te ajudar.

#BrasilRun

Fonte: Eu Atleta

Se você gostou desse texto, vai gostar deste também: https://goo.gl/ajnjic

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade