Chama o Doutor Você Sabia?

Hipoglicemia é assunto corriqueiro e sério. Entenda.

hipoglicemia
Foto: Freepik

Para quem não sabe, a hipoglicemia é uma diminuição do nível de açúcar no sangue e é mais comum do que se pensa. Os sintomas são diferentes em cada indivíduo, mas têm origens semelhantes. Por exemplo, ansiedade, transpiração excessiva, fome, frio e tremores provêm do sistema simpático; e têm os sintomas mais preocupantes, como convulsões, dores de cabeça fortes e visão turva que podem levar à morte. Portanto, ignorar os sintomas da hipoglicemia não é uma boa escolha.

Como a hipoglicemia se manifesta?

Sair de casa para treinar sem comer nada pode ser um dos primeiros gatilhos para o surgimento da hipoglicemia. Passar muito tempo sem fazer uma refeição no decorrer do dia, também favorece o aviso do corpo, que acaba recorrendo a outros estoques para se manter em funcionamento. Pessoas que fazem dietas muito restritivas também estão sujeitas à hipoglicemia e outros problemas, inclusive.

Como evitar a hipoglicemia?

Uma alimentação balanceada é fundamental para manter longe esse e outros problemas. Se souber que vai ficar muitas horas em acesso fácil a uma refeição mais coimpleta, leve uma fruta ou lanche rápido na bolsa. O segredo é manter o organismo sempre ocupado e ao oferecer uma fonte de carboidrato, você terá energia para executar todas as suas atividades.

No caso de um treino ou prova muito longa no final de semana, certifique-se de levar sempre gel de carboidrato e outros alimentos de rápida absorção. Evitar a hipoglicemia é o melhor que se faz para o seu corpo conseguir ótimos resultados em provas de endurance, por exemplo. Muitos atletas passam mal e alguns de forma grave por simplesmente não saberem que podem sofrer desse mal, ou porque não são bem instruídos e acabam por negligenciar a importância de manter o corpo bem alimentado.

Busque sempre bons especialistas, faça exames regulares e ajude seu corpo a trabalhar sempre no seu máximo e com saúde, para que no final, ele te leve mais longe.

Fontes: Sportlife, Minha vida

Curtiu? Então leia aqui também sobre como não ter fome de manhã pode ser um sinal de que algo anda errado com seu jantar.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade