Você Sabia?

HIIPA. O treino que pode desbancar o HIIT?

HIIPA
Foto: Freepik

Os benefícios do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) são numerosos: você pode perder peso, evitar o envelhecimento e melhorar seu cérebro, assim como melhorar sua velocidade e seu desempenho. Durante a última década, as vantagens desse tipo de treinamento continuaram a aumentar. Mas pode haver uma nova querida no mundo fitness. É chamado de atividade física incidental de alta intensidade (HIIPA). E de acordo com autores de um novo editorial publicado no British Journal of Sports Medicine, os benefícios da HIIPA – que eles definem como “parte da vida diária que não é feita com o propósito de recreação ou saúde e não requer sacrifício de tempo discricionário ”- podem realmente rivalizar com os do HIIT.

Pense na HIIPA como “exercício do dia a dia”, como subir as escadas algumas vezes, colocar mais vigor em seu trabalho doméstico ou até carregar suas sacolas de compras pesadas para dentro da casa com um único tiro.

Essas explosões esporádicas de exercícios podem ter grandes vantagens para aqueles que são menos ativos. Os benefícios variam de acordo com a idade e o nível de condicionamento físico. Para uma pessoa sedentária – que ainda é grande parte dos adultos no mundo -, a principal vantagem da HIIPA, feita de três a quatro vezes por dia, seria melhorar a aptidão cardiorrespiratória e melhorar a capacidade de se exercitar em geral.

Especialistas acrescentam ainda que estudos em adultos jovens mostram que apenas três sessões de subida de lances de escadas por dia, em três dias por semana, podem aumentar as medidas de condicionamento físico em 5% ao longo de seis semanas. Isso é apenas um minuto no total de HIIPA por dia. Seria de esperar melhorias muito maiores se o mesmo experimento fosse repetido em adultos de meia-idade ou idosos sedentários, e se a dose de HIIPA fosse maior, como um total de dois minutos por dia.

Mas o que a HIIPA significa para um corredor regular, que está registrando várias sessões de treinamento por semana? Bem, você pode não querer dispensar seus treinadores ainda. Para uma pessoa que se exercita regularmente – especialmente se você já é um fã do HIIT e também se esforça para se movimentar mais ao longo do dia – é improvável que a adição de mais HIIPA traga esses grandes benefícios. Isso não significa que não vale a pena.

Integrar mais movimentos no estilo da HIIPA – como adotar um ritmo de caminhada mais rápido, transportar cargas mais pesadas, como lavanderia ou compras em degraus e esfregar vigorosamente a geladeira – pode ajudar a reduzir a quantidade de exercícios mais estruturados que você precisa fazer pelo mesmo resultado de cardio. Eles também podem preencher a lacuna nas semanas em que seu treinamento pode ser um pouco mais esparso que o normal também, como longos feriados ou períodos mais corridos em que não tem tempo para treinar fora de casa.

A mensagem é que a maioria dos adultos se beneficiará se aproveitar ao máximo as oportunidades em suas rotinas diárias para suar regularmente, apenas por dois ou três minutos.

Faça o teste. Afinal, movimentar-se é sempre bom e pode tornar aquelas atividades domésticas chatas em momentos desafiadores mais animados!

Fonte: Runner’s World

Curtiu? Então leia aqui também sobre os erros mais comuns nos treinos intervalados.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade