Você Sabia?

Envelhecer bem é mais fácil do que pensa. Basta suar!

envelhecer

A verdadeira fonte da juventude pode ser mais fácil de encontrar do que você acredita. Uma dica? Está cheia de suor. Isso mesmo, certos tipos de exercício podem ajudá-lo a envelhecer melhor, de acordo com uma nova pesquisa publicada no European Heart Journal e a corrida, claro, é um desses caminhos certos para uma vida longa e cheia de saúde.

No estudo, os pesquisadores inscreveram 266 jovens saudáveis, que geralmente eram inativos. Em seguida, eles os dividiram em quatro grupos: um grupo de treinamento de resistência, um grupo HIIT, um grupo de levantamento de peso baseado em circuito e um grupo de controle sedentário.

Os três grupos de exercícios realizaram sessões de 45 minutos três vezes por semana (o grupo de controle continuou fazendo o que estava fazendo, o que, não foi muito). Ao final de seis meses, os pesquisadores analisaram os comprimentos de seus telômeros – as tampas nas extremidades de nossos cromossomos, que servem para proteger nosso DNA da deterioração – bem como a atividade da telomerase, uma enzima que ajuda a repor os telômeros perdidos.

Os pesquisadores descobriram que o comprimento e a atividade da telomerase aumentaram de duas a três vezes nos grupos de treinamento de resistência e HIIT em comparação com o grupo sedentário.

Isso é importante, já que à medida que envelhecemos, nossos telômeros naturalmente se encurtam e se deterioram, deixando nossas células vulneráveis a danos. Então, quanto mais pudermos retardar esse processo, mais benéfico será. Telômeros encurtados e danificados sinalizam para a célula parar o crescimento e a multiplicação e se tornar senescente e esta é uma característica importante do envelhecimento nas células.

Então, se você tem telômeros mais longos, isso se correlaciona com uma idade biológica mais jovem? Essa é uma pergunta complicada e que ainda não tem uma resposta clara. Mas pesquisas indicam que telômeros mais fortes ajudam a envelhecer melhor, por exemplo, te permitem ter uma função cardíaca e muscular mais forte. Quanto mais seus telômeros permanecem intactos, mais resistentes as células são ao estresse e à inflamação, dois dos maiores componentes das condições relacionadas à idade.

A conclusão é a de sempre: pessoas com uma vida ativa e alimentação saudável tem mais chances de envelhecerem bem e com saúde por dentro e por fora. Busque sempre manter sua rotina de exercícios, por mais que as vezes pareça uma missão quase impossível. Faça isso pensando no seu eu do futuro e o quanto ele será grato pelo seu esforço de hoje.

Fonte: Runner’s World

Leia aqui também sobre como não deixar sua rotina atrapalhar sua corrida.

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade