Chama o Doutor Você Sabia?

Entenda mais sobre pronação e como lidar.

Pronação. Esse é um assunto bem conhecido pelos corredores. O nome parece meio estranho, mais o seu significado é na verdade muito simples. Pronação é um termo utilizado para descrever um tipo de movimento que pode ocorrer tanto no antebraço quanto no pé. É claro que aqui vamos falar especificamente sobre a pisada dos atletas

O movimento de pronação é quando o atleta pisa a parte de fora do calcanhar, esta toca o chão, em seguida o pé começa a rotação para dentro e somente depois, se endireita (a conhecida pisada pronada).

Esse tipo de pisada não é nada eficaz na vida de um corredor, já que ela proporciona um desperdício de energia que o prejudica, além de forçar o membro podendo então levar ao aumento de dores na canela e nas articulações, além do risco de lesões. Mas existem alguns cuidados que um corredor pode tomar para evitar os resultados negativos que a pronação oferece.

Escolha um bom par de tênis.
Depois que for comprovada que esse é o seu tipo de pisada, a primeira coisa é escolher um bom par de tênis, que proporcione uma boa absorção e resposta ao impacto durante a corrida, ou seja, o tênis ideal para seu tipo de pisada.

E o mercado, pensando nisso, oferece tênis para os pronadores, com todas as tecnologias que ajudam a controlar as desvantagens que esse tipo de pisada oferece. Esse tipo de tecnologia específica é chamada de Motion Control. Existem várias marcas na internet e em lojas especializadas e os preços variam bastante. Você consegue maior estabilidade e conforto durante suas provas e treinos, graças aos solados mais altos e estruturas de apoio para o arco dos pés. Vale a pena pesquisar e investir em um tênis assim.

Treinando a musculatura dos pés.
Os pés dos corredores em especial devem ser muito bem cuidados, pois eles sofrem com os impactos, e são os amortecedores na hora da corrida, por isso, é preciso estar com toda a sua musculatura bem condicionada. Esse é outro ponto que ajuda em caso de pronação. Existem alguns exercícios que podem ser feitos em casa, e você pode inclui-los em seu treinamento. Consulte um fisioterapeuta e entenda melhor quais movimentos pode fazer para melhorar e evitar dores e problemas. #BrasilRun

Gostou? Então clique aqui e já veja algumas dicas de como alongar seus pés de forma eficiente e a importância disso.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade