Você Sabia?

Corrida relaxa mais que meditação? Veja.

Corrida e meditação
Corrida e meditação

Muita gente usa a corrida como uma forma de relaxar depois de um dia agitado. Realmente, correr pode te ajudar a desestressar e agora há novas pesquisas para mostrar que é ainda mais benéfico para o seu cérebro do que a parte de meditação da aula de yoga que você está fazendo.

De acordo com um estudo recente publicado em uma revista chamada Acta Psychologica, correr por um ou dois quilômetros melhora a atenção, a concentração e o humor mais do que a meditação.

Pesquisadores da França fizeram dois testes cognitivos em 101 estudantes da Universidade de Reims Champagne-Ardenne: a subescala Vigor-Activity (VA) do Perfil dos Estados do Humor, que avalia os níveis de energia percebida, e o Trail Making Test (TMT), que é dividido em duas partes e avalia as habilidades de processamento.

Em seguida, os alunos foram divididos em dois grupos: um que ficou fora por 15 minutos, completando um circuito de 1,5 milhas ao redor do campus e outro que ficou em uma sala de aula para participar de uma sessão de relaxamento de 15 minutos, que incorporou exercícios como meditação, relaxamento muscular progressivo e respiração profunda.

Depois, os alunos fizeram os mesmos testes cognitivos novamente – e os resultados foram claros: os que correram pontuaram uma média de dois pontos a mais na subescala VA e foram em média oito segundos mais rápidos em ambas as partes do teste TMT.

Entretanto, aqueles que foram submetidos a relaxamento guiado obtiveram uma média de seis pontos a menos na subescala VA e foram em média um terço de segundo mais lentos na primeira parte do teste TMT e um décimo de segundo mais devagar na segunda parte do teste de TMT. Mas por que afinal o grupo que correu viu mais benefícios cognitivos do que o grupo que fez o relaxamento guiado?

Fabien Legrand, Ph.D., conferencista sênior de psicologia da Universidade de Reims Champagne-Ardenne e principal autor do estudo, disse que as mudanças na cognição provocadas pelo exercício podem ser explicadas em termos de efeitos indiretos como o aumento de sentimentos de energia.

Traduzindo, aqueles que foram para uma corrida voltaram mais animados e acordados, o que melhorou seu humor e os ajudou a se concentrar melhor nos testes. Mas aqueles que meditaram relataram sentirem-se mais cansados, apresentando pior desempenho nos testes.

Então, se você precisa de uma maneira rápida de melhorar seu humor, ganhar energia e melhor concentração não importa a hora do dia, marcar algumas poucas milhas deve resolver o problema. E deixe a meditação para relaxar após a corrida ou antes mesmo de dormir.

Fonte: Runner’s World, Women’s Health

Curtiu? Leia aqui também sobre como a sua memória pode se beneficiar com a corrida.

Newsletter

Publicidade