Você Sabia?

Corrida de aventura exige cuidados e muita informação.

Corrida de aventura
Nossa atleta Brasil Run, Paty Cavalcante, na prova de corrida de aventura Circuito Haka Race 2018.

Toda modalidade de esporte exige cuidados, uma vez que estamos sempre sucetíveis a lesões e problemas de saúde durante e depois das provas ou treinos. A corrida não foge dessa premissa e muito menos a corrida de aventura. Uma dor ou estalido no joelho, que começa no trekking pode se agravar na bike, na canoagem e mais ainda na escalada. E além das lesões ortopédicas, há os problemas que podem surgir por se tratar de uma corrida exigente, feita na natureza, com mudanças de temperatura e altitude e supresas que o ambiente pode te apresentar sem aviso prévio.

1- Hipotermia
A Hipotermia é quando a temperatura corporal abaixa significativamente e seu metabolismo começa a ser prejudicado. Isso acontece quando a temperatura corporal fica abaixo dos 35 graus Celsius e caso chegue a 32 graus, a condição pode ficar bem crítica e ser até fatal. Portanto, pesquise bem o local da prova, vá para a cidade um dia antes ou mais, para sentir melhor o ambiente e adaptar seu corpo as condições. Use sempre roupas apropriadas e nunca deixe de reservar uma roupa seca e limpa para colocar logo que terminar a prova. Além disso, uma boa dica é levar no seu kit um cobertor de emergência.

2- Queimaduras de sol
Use protetor solar! Sempre, mesmo que a previsão seja de tempo encoberto ou chuva. Os raios UV estarão lá prontos para queimar sua pele durante a corrida de aventura. Busque por produtos à prova d’água e de suor que tenham uma camada grossa e longa duração. Afinal, dificilmente você vai conseguir parar para retocar o protetor a cada 2 horas. Se você já se queimou, compressas de água corrente gelada podem aliviar as áreas avermelhadas e comprimidos de corticosteróides podem ajudar a aliviar a inflamação e a dor em poucas horas. Não deixe nenhuma parte do corpo sem proteção, como as orelhas, dorso das mãos, canelas. Essas são áreas mais sensíveis ao sol e costumeiramente deixadas de lado na hora de se proteger.

3- Picadas de insetos
Algumas picadas de certos insetos ou aranhas podem ser muito dolorosas e até deixam o local inchado, causando sangramento e dor, mas muitas delas são auto-resolutivas e não deixam seqüelas. O problema mesmo está nas pessoas alérgicas ao veneno. Esses atletas podem sofrer uma reação anafilática, que pode até mesmo levar ao choque, com falência múltipla dos órgãos, se não for tratada a tempo. Conheça os sinais de atenção para poder ajudar um parceiro ou a si mesmo caso sofra dessa alergia:

-Inchaço severo de todo o corpo e/ou da face, língua e lábios
-Fraqueza, tontura
-Dificuldade para respirar ou engolir
-Obstrução das vias aéreas ou choque com queda de pressão
-Antes de iniciar a corrida de aventura verifique se a equipe de apoio possui o kit OBRIGATÓRIO de emergência que deve conter: Adrenalina (medicamento conhecido por epinefrina e que tem a capacidade de abortar as reações corporais desencadeadas por uma picada), seringa e agulha para aplicação, anti-histamínico, inalador que contenha adrenalina, folha de instruções orientando a forma correta de utilização do ki. Informe os outros atletas sobre sua alergia. (veja aqui como montar o seu kit de primeiros socorros)

Antes de uma prova de corrida de aventura é sempre bom estudar todo o local, pesquisando também os hospitais da região, se há uma equipe médica preparada e orientada e deixar ao menos uma pessoa da sua família avisada de onde acontecerá a prova, pontos de largada e chegada e telefones de contato de colegas que também estarão no mesmo local.

Correr é muito bom e participar de provas assim é ainda mais desafiador. E se tudo é feito com cuidado, resta apenas testar seus limites, provar pra si mesmo que consegue, aproveitar a endorfina passando pelo corpo e depois só se deliciar com a sensação de dever cumprido.

Fonte: Eu Atleta

Leia aqui também sobre dicas para encarar uma trail run com sucesso!

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade