Você Sabia?

Correr no frio não precisa ser sofrido. Veja as dicas e aproveite!

Correr no frio é uma delícia pra uns e um sofrimento pra outros. Mas mesmo que você seja do grupo que não é muito fã dessa época do ano, ficar parado pode ser muito pior do que enfrentar a temperatura baixa por alguns minutos. Por isso, encontramos essas dicas práticas e importantes para aproveitar melhor o inverno sem choro e sem sofrimento.

Aquecimento e alongamento

O frio provoca contração dos vasos sanguíneos e maior concentração de volume sanguíneo nas regiões centrais do organismo. Com isso, as extremidades do nosso corpo ficam mais frias e por isso, a chance de lesões é maior.

O aquecimento e o alongamento são essenciais nessa época do ano. Se possível, é interessante praticá-los em um local protegido do frio, assim você aumenta a gradativamente a temperatura muscular e consegue uma melhor flexibilidade das articulações. Recomenda-se que o aquecimento se inicie levemente, com caminhada, movimentação de braços e pernas em vários sentidos e tenha um gradual aumento de velocidade.

Alimentação e hidratação

Nas temperaturas quentes, o corredor geralmente não se esquece da hidratação. No clima frio, a baixa temperatura pode fazer com que a gente sinta menos sede. Porém, não se deve descuidar da hidratação e é indicado que se beba água em pequenos goles e espaçadamente durante a corrida.

Frutas secas e barras de cereais ingeridas em pequenas quantidades estão entre as boas sugestões para alimentação durante a corrida mais longa.

Cuidados com a hipotermia

A hipotermia ocorre quando sua temperatura central está abaixo de 35º C. A exposição ao frio deve ser bem administrada pelo atleta. A alimentação e hidratação correta, além da escolha adequada das roupas também são ações importantes para se prevenir a hipotermia.

O frio e eventualmente o vento e a chuva podem provocar a perda de calor corporal. Por isso, procure por roupas com tecnologia que provoque um isolamento térmico caso fiquem umedecidas com a transpiração ou chuva, o que tende a acelerar a perda de calor corporal. A roupa em camadas, com material impermeável e transpirável é ideal. Finalizada o treino ou prova, é importante que você substituia imediatamente a roupa usada por uma roupa seca e confortável.

Não perca seu ritmo por conta do frio. Procure se alimentar adequadamente, usar roupas apropriadas e explore esse mundão sem medo de sofrer. Mas se ainda assim for uma tarefa árdua pra você, tem sempre uma esteira dentro da academia esperando por você. #BrasilRun

 

Fonte: Viver Correndo

Clique aqui e veja também os chás que podem ser seus aliados nesse inverno.

Newsletter

Publicidade