Você Sabia?

Correr de ressaca faz bem ou não? Entenda.

Correr de ressaca
Correr de ressaca

Ressaca. Que atire a primeira pedra quem nunca exagerou na bebida uma vez na vida. E pra quem está acostumado a ter uma vida ativa e saudável, ela costuma vir ainda mais pesada. Mas há quem ainda assim, prefere enfrentar o mal estar e dar uma corrida no dia seguinte a bebedeira pra suar o álcool e sentir o corpo limpando tudo de ruim. Mas será que é mesmo uma boa ideia correr de ressaca?

Correr na manhã seguinte a uma bebedeira traz riscos. Depois que você exagera na bebida, seu corpo fica desidratado, o que significa que o plasma sanguíneo (o líquido que envolve e transporta as células do sangue) diminui. Para manter o fornecimento de sangue necessário para os músculos, o coração precisa trabalhar mais e bombear mais rapidamente e com isso a intensidade relativa do exercício aumenta. Ou seja, você cansa mais rápido. Se tiver que treinar no dia seguinte, o faça no final do dia. Aproveite a manhã e a tarde para reabastecer o corpo com boa comida e água e descansar.

É super importante tomar cuidado com a desidratação. A perda de líquido durante a corrida por meio do suor já é motivo suficiente para se hidratar bem. Mas o álcool é a única bebida deste mundo que, além de trazer muita alegria, desidrata. Tome bastante água e água de coco, que ajuda a repor os eletrólitos, como sódio, potássio e magnésio. Assim você melhora os sintomas da ressaca e não corre o risco de se desidratar ainda mais durante o exercício. Mas se estiver com dor de cabeça forte, indisposição, náuseas ou tontura, não corra.

A alimentação deve ser com baixo teor de gordura pois o fígado já está estressado. Chá de boldo é uma boa pedida, já que ajuda a desintoxicar o fígado, assim como a alcachofra. Prefira também carnes magras, como o peito de frango ou peixe. Opte por arroz integral, mandioquinha e frutas para repor os carboidratos, além de verduras e legumes.

Durante o treino é melhor exercitar a moderação, coisa que não fez na noite anterior quando seu amigo te ofereceu aquela saideira. Prefira uma corrida leve, em percurso com bastante sombra e sem subidas. Provavelmente você nem vai querer fazer muito mais do que isso. Aproveite para organizar as ideias e acordar o corpo. #BrasilRun

Fontes: Eu Atleta, Jornalistas Que Correm

Leia também sobre os efeitos do álcool no corpo de quem corre!

Newsletter

Publicidade