Você Sabia?

Corra longas distâncias e beneficie seus músculos e tendões

A corrida queima mais calorias do que qualquer outro exercício convencional. Mas, apesar do fato de que essa prática que tanto amamos foi comprovada para reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo dois e acidentes vasculares cerebrais, tem havido muitos debates sobre se nossos corpos realmente podem se adaptar a longas distâncias, como maratonas. Sabe-se que o coração e os pulmões podem se tornar mais fortes e mais eficientes para ajudar a impulsioná-lo para a frente – mas e seus músculos e tendões? Será que eles podem se adaptar para tornar o próprio ato de correr mais eficiente também?

Os benefícios dessas mudanças no comportamento do músculo e tendões se tornam mais importantes quando você corre com uma maior velocidade. Porque se precisamos de mais energia para nos impulsionar a velocidades mais elevadas, aí entra a vantagem de se ter tendões eficientes.

Um estudo mostrou detalhadamente como aqueles que correram regularmente 30 milhas (48km) ou mais por semana apresentaram mudanças neuromusculares que melhoraram sua eficiência na corrida, o que significa que eles tinham menos trabalho para cobrir a mesma distância a cada vez. Isto é devido a mudanças nos músculos e nos tendões desencadeados pelo treinamento de alta quilometragem – e essas adaptações são aprimoradas quanto mais rápido você for. Os músculos da perna dos corredores de alta quilometragem não tiveram que trabalhar tão duro quanto os mesmos grupos musculares de corredores estudados que estavam menos treinados.

Em resumo, parece que um treinamento focado pode aumentar a elasticidade dos músculos das pernas e dos tendões e isso pode ser importante para executar um melhor desempenho e ser capaz de completar uma maratona.

Então, na próxima vez que você sair da porta e for correr na rua, lembre-se de que vai ficando mais fácil e que seus músculos e tendões podem se tornar mais fortes e por isso, irão impulsioná-lo em direção ao seu objetivo de maratona.

Consulte sempre um treinador especialista para criar treinos específicos para o seu corpo e seus objetivos! #BrasilRun

Fonte: Independent UK

Newsletter

Publicidade