Você Sabia?

Como o atleta urbano pode se preparar para uma trilha?

trilha

O atleta de corrida de trilha ou trail, passa por algumas dificuldades durante seu percurso que é bem puxado, repleto de subidas e descidas, pedras, buracos, troncos, trechos enlameados que podem ser bem escorregadios, entre outras aventuras. E tudo isso exige um certo condicionamento físico dos seus praticantes, e isso vem através de treinos que ajudam a criar resistência, mas nem sempre é possível realizar treinos em lugares montanhosos e trilhas, certo? Então como um atleta que vive na cidade pode treinar para provas assim?

Muitos atletas de corrida de trilha passam por essa limitação em seus treinos, nem sempre podendo treinar em locais que favorecem sua performance e tem dúvidas sobre ser possível se preparar para as suas provas na cidade. Mas saiba já que é possível!

Os atletas mais experientes neste tipo de corrida, quando se encontram nesse tipo de situação, improvisam e usam o que a cidade oferece como palco para seus treinos. Veja essas dicas de como você pode treinar para uma prova de trilha dentro da selva de pedra.

O grande segredo para treinar uma corrida de trail na cidade, está em levar todo o seu corpo a uma condição próxima a que encontramos nas provas e isso não é tão complicado quanto parece, como pode ver abaixo.

Dica 1 – Simulando subidas e descidas.
As subidas e descidas farão parte de todo o seu percurso durante suas provas de trilha e sem dúvida alguma você vai encontrar muitos altos e baixos e é possível se utilizar de alguns recursos que irão te ajudar a treinar na cidade.

A melhor maneira de treinar é fazendo uma simulação de subidas e descidas, seja na escada de seu prédio ou em um aparelho de academia que realize essa ação. Outra coisa bem legal, é utilizar caixas de diversos tamanhos para espalhar por todo o percurso onde for realizar o seu treino de trilha. Essa é uma das simulações mais simples que também ajudarão a improvisar e realizar seus treinos na cidade.

Dica 2 – Parques e ruas com subidas.
Outra situação da qual você pode aproveitar na sua cidade para se preparar para uma prova de trilha ou montanha, são alguns percursos em parques e algumas ruas com ladeiras e subidas, o que ajuda também aumentar a sua resistência, que é algo fundamental para quem busca um melhor tempo naquela prova tão aguardada.

Se você não pode ou está sem tempo, agora não existem mais desculpas por não poder se locomover até um local adequado para seus treinos, existem maneiras para adaptações de treino na cidade, que podem te ajudar muito. Agora vamos lá, hora do treino!

Gostou dessa matéria? Então também vai curtir essa aqui com dicas para inciantes que querem fazer sua primeira prova de trail!

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade