Comer Bem

Suco de uva e suas propriedades nutricionais

uva
Foto: Freepik

O suco de uva é considerado uma bebida distinta, tanto sob o aspecto energético quanto nutricional e terapêutico. Trata-se de uma bebida de gosto doce e ácido ao mesmo tempo, com baixo teor em gordura e sódio. No entanto, possui quantidade elevada de açúcares, ácidos orgânicos e sais minerais. Além disso, contém vitaminas e é de fácil digestibilidade, sendo todos os seus constituintes facilmente assimiláveis pelo organismo humano.

Sob o ponto de vista quantitativo, a água é o principal elemento que compõe o suco de uva. A água é extraída do solo pelas raízes da videira e armazenada nas células da uva, passando para o suco durante o processamento.

Os açúcares representam os constituintes energéticos do suco de uva. A quantidade de açúcar depende do cultivo e do nível de maturação da uva. No entanto, a legislação brasileira estabelece um mínimo de 14 ° Brix. Os dois principais açúcares presentes no suco desta fruta são a glicose e a frutose em proporções aproximadamente iguais. Esses açúcares são glicídios simples, facilmente assimiláveis pelo organismo humano.

Além disso são ricos em ácidos orgânicos, que são responsáveis pelo sabor ácido da bebida. Além disso, eles possuem um poder bactericida pronunciado. Os principais ácidos orgânicos presentes no suco são os ácidos tartárico, málico e cítrico. Eles representam uma ação estimulante da secreção salivar e do suco gástrico.

Entre os minerais e sais encontrados no suco, tem-se: o potássio, o cálcio, o magnésio, o manganês, o sódio, o ferro, os fosfatos, os sulfatos e os cloretos. Sob o ponto de vista fisiológico, os minerais participam da constituição dos ossos, do sangue e dos nervos. Além disso, eles neutralizam a ação de certos ácidos (ácido úrico) e garantem a alcalinidade do sangue.

O teor elevado de potássio e o baixo valor de sódio encontrado no suco de uva não comprometem a pressão arterial. Normalmente, são encontradas as vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e niacina), o ácido ascórbico e o inositol, vitaminas que são importantes para processos vitais do organismo, tais como o metabolismo dos açúcares, manutenção de resistência física e controle dos radicais livres.

Os compostos fenólicos são os elementos responsáveis pela cor e adstringência do suco de uva tinto. Geralmente, é atribuída a esses compostos ação benéfica que regula a permeabilidade e a resistência dos vasos sanguíneos, conhecida como propriedade vitamínica P. Além disso, o tanino apresenta efeito antibiótico importante.

Uma curiosidade do suco de uva é que ele é rico em Pectina. Devido ao seu poder geleificante, a pectina contribui para aumentar a viscosidade do suco. É constituída por moléculas de ácido galacturônico, as quais podem ser hidrolisadas pelo calor ou pela atividade enzimática. Geralmente, o suco de uva apresenta teor de pectina superior ao de outros sucos.

Agora que você já conhece mais sobre essa saborosa e nutritiva bebida, aproveite e coloque em sua dieta tanto a fruta quanto seus derivados, e desfrute de todos seus benefícios.

Curtiu? Leia aqui também e descubra se água com limão realmente faz bem ou é apenas moda.

Conheça a Brasil Run Store e tenha acesso as melhores marcas nacionais e internacionais de suplementos e alimentos funcionais!

Newsletter

Publicidade