Comer Bem

Substitutos do ovo para uma dieta vegana.

ovo
Foto: Freepik

O ovo está presente em quase todas as receitas (pelo menos nas mais comuns e gostosas). As vezes a gente nem sabe e está ingerindo mais ovos do que pensa. Na verdade, esse ingrediente é basicamente a “cola” que mantém muitos dos seus doces favoritos juntos e com a textura perfeita.

Mas pra quem está começando agora a entrar em uma dieta vegana é importante saber que há salvação e você pode saborear pratos deliciosos trocando o ovo por outros alimentos. Veja alguns dos principais que encontramos e teste!

8 substitutos do ovo:

1. Purê de abacate

Um quarto de xícara de abacate amassado é um ótimo substituto para um ovo em assados, onde também pode substituir o óleo. É possível que ele dê uma cor meio verde ao alimento, então se isso te incomodar, o ideal é usá-lo em receitas com mais ingredientes, como brownies.

2. Linhaça e chia

Já ouviu falar de ovos de linhaça? Parece surreal, mas existe! Bata uma colher de sopa de linhaça moída ou chia com três colheres de sopa de água diz. Em seguida, deixe a mistura de lado para permitir que a água absorva e expanda. Esse tipo de “ovo” vegano é perfeito para assar ou engrossar molhos.

3. Leite de manteiga ou leite de amêndoa

Um quarto de xícara de leitelho (leite de manteiga) é um ótimo substituto, mas se o assunto é vegano mesmo, use leite de amêndoa com um pouco de suco de limão. Um quarto de xícara de leite de amêndoa e algumas gotas de limão é o que acrescenta acidez e espessura.

4. Purê de banana

Bananas, assim como abacates ficam maduras num instante. Então, quando isso acontecer, você pode substituir os ovos usando um quarto de xícara de purê de banana para cada ovo. Mas atenção! Ela não funciona para uma omelete falsa, por exemplo. Use em receitas de bolos e pães.

5. Manteiga de nuts

A manteiga de amendoim faz uma boa substituição para os ovos. Adicione um pouco de líquido como água ou leite de amêndoa, a três colheres de sopa de manteiga de nuts. Procure usar como uma alternativa em receitas que já exigem um perfil de sabor de nozes, como biscoitos ou bolo.

6. Aquafaba

Da próxima vez que você estiver cozinhando chili e a receita pedir um grão-de-bico enlatado drenado e enxaguado, guarde esse líquido. Aquafaba tem uma textura estranhamente semelhante às claras cruas e é subutilizado, mas tem muito valor. São três colheres de sopa por ovo e caso você esteja adicionando a um molho, não é necessário misturá-lo, mas para o cozimento provavelmente precise para criar uma textura mais fofa.

7. Molho de maçã

Tem uma criança em casa? Então você provavelmente tem molho de maçã em casa dando sopa. Tudo o que você precisa é de um quarto de xícara para substituir um ovo. É líquido o suficiente, portanto não adicione mais nada.

8. Tofu

Um quarto de xícara de tofu em consistência uniforme pode ser usado em qualquer tipo de produtos assados e oferecerá uma boa dose de proteína à sua refeição.

Gostou? Então procure seu nutricionista e converse mais sobre como introduzir uma dieta vegana com consciência e sempre atento aos valores nutricionais dos alimentos e receitas.

Gostou? Então leia aqui também sobre receitas veganas cheias de proteína, perfeitas para os seus músculos!

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade