Comer Bem Você Sabia?

Não curte cafeína? Veja como ter energia sem ela.

cafeína
Foto: Freepik

Manter-se produtivo e concentrado durante todo o dia pode ser uma luta. Muitas vezes, a única opção que pensamos ter para aumentar nossa energia é carregar na cafeína. Felizmente, isso não é verdade! Você pode aumentar sua energia mudando sua dieta e fazendo outras pequenas mudanças para evitar o excesso dessa substância.

O QUE A CAFEÍNA FAZ AO SEU CORPO?

Quantas xícaras de café você precisa em um dia para ficar acordado? Dois, cinco ou mais? E como isso faz você se sentir ao longo do dia? O fato é que consumimos muitas bebidas com cafeína. Talvez você esteja pensando: “Quem se importa?” Mas você já considerou o que a cafeína faz ao seu corpo?

Ela estimula a produção de adrenalina e nos dá mais energia por um curto período de tempo porque aumenta nossa taxa de batimentos cardíacos e níveis de açúcar no sangue. Embora isso possa soar como uma coisa boa, na verdade tem um efeito negativo: nosso corpo libera adrenalina em resposta ao que é preciso para ser estresse agudo (resposta de luta ou fuga) e, como todos sabemos, o estresse não é particularmente benéfico para nossa saúde

Se você quiser sair do café a partir de agora, temos cinco dicas úteis sobre como aumentar sua energia sem cafeína.

TOP 5 BOOSTERS DE ENERGIA NATURAL

1. TOME UM BANHO FRIO

Você tem dificuldade em ser ativo de manhã? Já para o chuveiro. Mesmo que pareça doloroso: tome um banho frio! Por que você gostaria de fazer isso? Bem, existem muitos benefícios cientificamente comprovados de chuveiradas frias. Apesar de todos os benefícios, pode ser muito difícil fazer essa mudança, mas não se preocupe, nós lhe daremos algumas dicas para aliviar o choque.

Veja como tomar o banho frio perfeito:

Primeiro, tome banho com água quente até que você esteja agradável e quente. Então comece a baixar a temperatura da água gradualmente – nunca mude a água instantaneamente para o frio. Quando a água estiver fria, comece com as pernas, depois enxágue os braços e, finalmente, o resto do corpo.

Repita este mesmo procedimento com água morna. Faça quantos ciclos quiser, apenas termine com água fria. Os chuveiros de contraste são perfeitos para bombear o sangue e fortalecer o sistema imunológico. A única coisa que você deve ter cuidado ao tomar um banho frio é que você deve começar do lado direito do seu corpo – seu coração está localizado no lado esquerdo e começando do lado direito, você evita colocar muita pressão sobre ele.

2. INALE ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essenciais cheiram maravilhosamente bem e são benéficos para a sua saúde. Se você estiver pretendendo aumentar sua energia sem café, tente segurar uma embalagem de óleo essencial sob o nariz e inalar. O óleo de limão é particularmente bom. Para um chute realmente revigorante, coloque algumas gotas de óleo de hortelã em suas mãos, segure-as e respire profundamente. Você também pode massagear seu pescoço com óleo de hortelã-pimenta.

Nossa dica: Ao comprar óleos essenciais, certifique-se sempre de que eles são de qualidade terapêutica. Óleos sintéticos de qualidade inferior podem fazer mais mal do que bem (como desencadear uma alergia).

3. COMER DIVERSAS REFEIÇÕES DURANTE O DIA

Você se sente cansado depois de comer? Isso porque seu corpo está ocupado com a digestão, especialmente depois de grandes refeições. O fluxo sanguíneo aumenta para o sistema digestivo, o que significa que há menos oxigênio disponível para o cérebro. E esse suprimento reduzido se manifesta sob a forma de fadiga. Tente estas dicas para reduzir a moleza após uma refeição.

Quando você ingere alimentos com pouca fibra, seus níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente, mas caem novamente. Refeições gordurosas também podem ficar pesadas em seu estômago. Isso faz com que você se sinta cansado. Portanto, você deve comer pequenas refeições (idealmente 4 ou 5) ao longo do dia. Dessa forma, seu corpo tem um suprimento constante de energia sem a sobrecarga. Experimente lanches saudáveis e os leve para o escritório, além de pequenas sobremesas sem açúcar processado!

4. BEBA A COISA CERTA (NA MANHÃ)

A máquina de café é sua maior prioridade pela manhã? Você precisa daquela primeira xícara do dia para ser funcional? Se você quiser parar de beber bebidas com cafeína a partir de agora (porque, por exemplo, é ruim para sua digestão), então você deve beber um copo de água assim que você se levantar de manhã. Adicione uma fatia de limão fresco – é refrescante e revigorante.

Como regra geral, você deve tentar beber bastante água ao longo do dia: não se esqueça de que seu corpo tem cerca de 70% de água. A desidratação pode levar a dores de cabeça e fadiga.

5. MANTENHA-SE ATIVO

Exercícios podem realmente animar você! E não estamos falando de correr uma meia maratona de manhã. Alguns exercícios de peso corporal, podem estimular o bombeamento de sangue e ajudar você a começar o dia forte. Ou faça uma corrida leve no seu bairro mesmo, só para acordar o corpo.

Fonte: Runtastic

Curtiu? Então leia aqui também sobre 4 razões para suplementar a glutamina.

Tenha acesso as melhores marcas nacionais e internacionais de suplementos e alimentos funcionais na Brasil Run Store.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade