Comer Bem

Mel é mesmo melhor que açúcar refinado?

Afinal, o mel é mesmo melhor que o açúcar para adoçar os alimentos de uma forma mais saudável e natural? Uma dúvida bem comum e que muitas vezes encontramos diferentes respostas de variadas fontes. Mas encontramos algumas informações interessantes que podem te ajudar e escolher melhor na hora de deixar o café ou seu iogurte mais doce.

Comparando-se os valores nutricionais de ambos, (United States Department of Agriculture (EUA)), pode notar que em alguns itens nutricionais o mel pode até ter uma quantidade maior na sua composição do que o açúcar. Veja abaixo:

Mel
Calorias: 64
Gordura: 0 g (0 g sat)
Proteína: 0,1 g
Sódio: 0 mg
Carboidratos: 17 g
Açúcar: 17 g
Fibra: 0 g

Açúcar refinado
Calorias: 49
Gordura: 0 g
Proteína: 0 g
Sódio: 0 mg
Carboidratos: 13 g
Açúcar: 13 g
Fibra: 0 g

Com isso, podemos concluir que uma colher de sopa de mel equivale a cerca de uma colher e meia de açúcar refinado! Como assim??

Quase 100% das calorias do mel são derivadas do açúcar – e ele contém ainda mais carboidratos e açúcar por porção de uma colher de sopa do que o açúcar comum. Isso, aparentemente, não é tão bom assim.

Mas note o seguinte: “Devido ao seu alto teor de frutose, o mel é cerca de uma vez e meia mais doce que o açúcar”, diz Melissa Joy Dobbins, especialista em alimentação (EUA), o que significa que você pode usar menos quantidade do adoçante natural quando cozinhar e ainda obter o mesmo gosto do açúcar.

Apesar de o mel ter mais calorias, elas não são vazias. Isso porque ele contém flavonóides e ácidos fenólicos (antioxidantes poderosos), além de alguns minerais como o potássio, que equilibra os eletrólitos, o cálcio, que fortalece os ossos, e o ferro, que combate a anemia. Por isso, muitos benefícios que valem a pena.

Lembra da dica antiga de colocar mel no chá quando você ficar doente? Segue valendo, porque uma pesquisa feita por uma revista americana especializada em microbilogia descobriu que o adoçante natural combate o resfriado de várias maneiras, podendo até ser mais eficaz do que os antibióticos.

Em resumo, quanto mais natural e orgânica sua alimentação, melhor. Faça escolhas inteligentes e boas pra você e sua saúde, mas sempre consulte um nutricionista. #BrasilRun

Fonte: Women’s Health

Curtiu? Clique aqui e leia também sobre como uma dieta saudável também pode ter relação com a Diabetes.

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade