Comer Bem Você Sabia?

Inchaço pode estar ligado a alimentos que você nem imagina

Inchaço - Pipoca
Inchaço

Inchaço abdominal é uma das coisas mais comuns mas que mais incomodam mulheres e homens e mesmo os mais saudáveis podem sofrer desse mal, sabia? Sim, a razão do inchaço pode ser facilmente identificada se você mandou ver naquela porção de fritura no fim de semana. Mas, outras vezes, o motivo pode ser um mistério completo, porque o veneno de uma pessoa é o remédio de outra. Ou seja, o que uma pessoa tolera e parecer ser um alimento saudável, pode detonar o sistema digestivo de outra.

É super importante saber que você não deve evitar alimentos super saudáveis apenas porque eles podem te deixar inchado. A chave é usá-los estrategicamente e pra isso, basta evitar consumir esses alimentos nos dias em que você definitivamente não pode se sentir um balão.

Veja alguns dos alimentos que podem inchar e que muita gente não tem nem ideia.

1. Chiclete sem açúcar
A principal razão pela qual algo tão pequeno pode causar grande inchaço? Duas palavras: álcoois de açúcar. Eles são uma forma de carboidrato que não são muito bem digeridos. São uma causa comum de dores de estômago. Outros nomes dados para os álcoois de açúcar que podem soar mais comuns ao seu ouvido são o xilitol, o manitol, o sorbitol, o maltitol e o eritritol. Por isso, sempre atento a tabela de ingredientes.

2. Água com gás
A maioria das pessoas está ciente de que os refrigerantes provocam o inchaço. Mas as bolhas que estão em algumas bebidas saudáveis também são um fator agravante. Mesmo sem qualquer adoçante, esse gás pode inflar sua barriga como um balão. Para ver se este é o culpado, tente comer a mesma refeição ou lanche com água normal e, depois, com água com gás para comparar como se sente.

3. Alho
O alho é um exemplo de alimento que é mal absorvido pelo trato gastrointestinal, ou totalmente não absorvido. Por causa disso, ele arrasta a água para o intestino e é fermentado por bactérias, que acumulam gás dentro do intestino. Mas não precisa cortar o pão de alho pra sempre, apenas fique de olho em como se sente na próxima vez que comer algo com alho.

4. Pipoca
A melhor descoberta de todos os tempos e melhor companhia para o filme, infelizmente também pode fazer você se sentir um pouco inchado. Triste, a gente concorda. Uma porção equivalente a três ou quatro xícaras, contém a mesma quantidade de carboidratos que uma fatia de pão. Mas o inchaço que pode sentir é sempre temporário, portanto, se não tiver nenhum compromisso, coma sem culpa.

5. Saladas grandes
Primeiro, há o volume. Como a pipoca, uma salada grande vai ocupar mais espaço em seu estômago e, portanto, expandi-lo mais do que uma refeição pequena – mesmo que a salada tenha menos calorias. Segundo, alguns vegetais têm o mesmo “problema” que o alho, como repolho, cogumelos e cebola. Portanto, se você é mais sensível, comer uma salada grande cheia desses ingredientes pode ser um caminho certo para o inchaço.

6. Café
Não é só o café com leite ou creme que tem esse efeito nos intolerantes a lactose. O café preto também pode desencadear alguns problemas próprios de inchaço, dependendo da sua sensibilidade. Por que? O café é ácido e se você tem um estômago sensível, ele pode ser irritante e causar inchaço imediato e se adicionar açúcar ou um adoçante artificial, o efeito pode ser ainda pior. Mantenha a dose pequena e preste atenção no efeito que tem no seu corpo.

7. Feijão
Em primeiro lugar, lembre-se que eles são uma fantástica fonte de proteína, por isso podem valer a pena o desconforto inicial. Para reduzir o excesso de amido indutor de inchaço e gases, aumente gradualmente o tamanho da porção, lave três vezes o feijão enlatado antes de cozinhar e combine sua refeição com alguma enzima digestiva.

8. Leite
Muitas pessoas são intolerantes ao soro de leite, lactose e caseína. Portanto, apostar em leite sem lactose pode não ser suficiente. E se você é alérgico a laticínios, sentirá o inchaço como um sinal de inflamação na pele. Se os laticínios não servem para você, opte por leites de amêndoas e de coco.

Consulte seu nutricionista e faça exames e testes específicos para descobrir quais alimentos podem causar o temido inchaço e evite desconfortos. Mas se você ama muito uma pipoca com refrigerante de vez em quando, vá sem medo e espere o efeito balão passar, feliz da vida, no seu sofá.

Fonte: Women’s Health

Curtiu? Leia aqui também sobre como pouco carboidrato ou nenhum, pode encurtar a sua vida!

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade