Comer Bem

Frutas também são fontes de proteína, mas atenção!

Frutas
Frutas

Quando você pensa em proteína, frutas geralmente não vem à mente, certo? Sabe-se que as melhores fontes de proteína incluem frango, peixe, marisco, peru, tofu, iogurte grego, feijão, lentilhas, queijo cottage e ovos. Outros alimentos que são boas fontes de proteína incluem nozes e sementes, manteiga de nozes, queij, leite, ervilhas verdes e edamame. Bom, você viu que nem uma única fruta faz parte da lista. Mas nós descobrimos algumas que podem sim trazer esse nutriente tão importante para o seu corpo, desde que ingeridas na quantidade certa.

Para ser considerada uma boa fonte de proteína, uma porção deve ter mais de 6 gramas do nutriente. Grãos integrais, frutas e vegetais oferecem alguns gramas de proteína cada, mas muitas vezes não são fontes completas e nos fornecem mais macronutrientes (gordura, carboidratos). A menos que você esteja comendo quilos, a fruta chega bem abaixo dessa quantidade de proteína por porção.

As frutas fornecem sim alguma proteína, mas não farão uma diferença grande. Em média, a fruta fornece cerca de 15 gramas de carboidratos totais de fontes naturais de açúcar, como frutose e glicose e fibra em uma porção de meia xícara. Esses carboidratos ajudam a alimentar seu corpo e ajudam na síntese de proteínas.

Ainda assim, se você conseguir um pouco de proteína extra da fruta que escolher em cima de carboidratos, isso não vai doer, certo? Veja algumas frutas que contêm quantidades relativamente altas de proteína, assim como os outros benefícios que elas oferecem.

Jaca
Proteína: 1,42 gramas / 1/2 xícara de dose

Esta fruta se tornou ainda mais popular recentemente como um substituto de carne para os veganos. Ela é rica em vitamina B6, um nutriente necessário para o metabolismo das proteínas.

Fique atento: enquanto a jaca é usada no lugar da carne por causa de sua textura, não é uma substituição de proteína em si. Conte com essa fruta por seu sabor e textura, mas não como uma fonte de proteína.

Ameixa Seca
Proteína: 0,95 gramas por porção de 1/4 xícara

Tem uma quantidade decente de proteína por porção. Mas, como você sabe, eles são mais conhecidos por seu conteúdo de fibra. Então você deve definitivamente ter cuidado com eles quando se trata do seu sistema digestivo. A menos que você esteja constipado, exagerar nas ameixas pode mandá-lo correndo para o banheiro o dia todo.

Goiaba
Proteína: 2,11 gramas por porção de meia xícara

A goiaba tem suas vantagens em relação às frutas secas. Além de ter maior fonte de proteína, ela também pode ser uma excelente fonte de fibra e tem um monte de antioxidantes. Use goiabada para adoçar um smoothie ao lado de outra fonte de proteína, como proteína em pó, iogurte grego ou queijo cottage.

Passas Douradas
Proteína: 1,35 gramas por 1/2 xícara (embalada)

Passas são uma boa fonte vegetariana de ferro e fornecem fibra e potássio. Elas também ajudam a evitar os desejos de junk food. Use passas para adoçar cereais em vez de comprar cereais ricos em açúcar, ou para completar a manteiga de amendoim em torradas.

Consulte sempre um nutricionista e descubra mais sobre esses alimentos tão simples mas cheios de vantagens para nossa saúde.

Fonte: Men’s Health

Leia aqui também sobre a importância de adicionar mais fibras a sua dieta.

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade