Comer Bem

Chia é uma pequena poderosa que você precisa consumir

Chia

A chia já é velha conhecida de quem segue uma dieta saudável, mas você conhece de fato os benefícios dessa semente originária da Guatemala e da região central do México?

Inserida na sua dieta diária, a chia pode trazer diversos benefícios à saúde. Ela é tão nutritiva que foi usada por muito tempo pelos astecas, que levavam grandes quantidades da semente para seu sustento durante os períodos de viagens e guerras. Isso porque uma pequena quantidade de chia era capaz de sustentar os guerreiros por um dia inteiro!

Mas como que algo tão pequeno pode trazer tanta sustância e efeitos incríveis para quem busca uma vida leve e saudável? Encontramos 5 pontos importantes, que fazem da chia uma semente poderosa!

1. A chia é uma semente rica em diversas vitaminas, cálcio, minerais, fibras e ômega 3. Para se ter uma idéia, cada 20 g, possui 4 g de proteína vegetal. Por isso, é uma fonte mais do que saudável para o organismo e uma super ajuda para aquelas pessoas que não conseguem seguir dietas muito regradas.

2. Uma colher de sobremesa de semente de chia garante 20% das nossas necessidades diárias de vitamina A. Esse componente é fundamental para garantir o bom funcionamento da visão, formação do colágeno, dos dentes e também da renovação celular. E para os que não gosta de banana, mas precisam encontrar uma forma de evitar as temidas câimbras que surgem durante a corrida ou exercício, a chia é uma boa pedida,já que cada 100 gramas do alimento garantem a quantidade de potássio equivalente a duas bananas grandes.

3. Para quem busca emagrecer, a chia é uma aliada ótima! Isso porque, em virtude do seu alto valor nutritivo, a semente – se consumida adequadamente – provoca uma sensação de saciedade, o que te ajuda a ter um espaço maior entre uma refeição e outra e ingerir menos alimentos em cada uma.

4. Para os intolerantes a lactose, uma boa notícia! Cada porção do alimento garante 21% das necessidades de cálcio diárias para um adulto. Uma boa opção para manter os ossos em perfeito estado sem precisar recorrer aos derivados do leite.

5.Como outros cereais e sementes, a chia, por ser fonte de fibras, também auxilia no funcionamento geral do organismo e facilita a atividade do intestino.

Outro ponto positivo é que é possível incluir a semente em qualquer receita, já que sua ingestão é bem variada. Pode incluir em receitas de bolos, sobremesas fit, saladas, shakes. Uma boa ideia, por exemplo, é comer a chia misturada no iogurte, no leite ou no suco.

Os nutricionistas recomendam consumir 20 g por dia – o equivalente a 2 colheres de sopa e tentar incluir a chia em duas refeições, se possível, 10 g pela manhã e 10 g à noite para o melhor aproveitamento no organismo. Pesquise mais e não deixe essa semente poderosa de fora da sua alimentação!

Fonte: Sportlife

Leia aqui também sobre os ótimos benefícios da Quinoa e as melhores formas de consumi-la.

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade