Comer Bem

Açaí traz benefícios para quem corre também!

O açaí ficou muito conhecido entre os praticantes de musculação há alguns anos atrás por seus nutrientes benéficos ao corpo. Um alimento calórico mas com poucas gorduras ruins, é tradicional no Brasil e hoje em dia muito consumido por todos que buscam uma alimentação mais saudável. Mas você conhece os benefícios do açaí para quem corre?

Dentre as suas principais características nutricionais, destaca-se a reposição de energia, além disso, o alimento pode ser consumido também em forma de sucos, geleias e até mesmo em pó em suplementos nutricionais. Veja os principais benefícios para os corredores.

Acelera o metabolismo
O açaí é conhecido por muitas pessoas como um alimento extremamente calórico. Mas não é bem assim. A fruta possui cerca de 65 kcal para cada 100 g, praticamente o mesmo valor calórico de frutas como a maçã ou a manga. O alimento perde, por exemplo, para a banana (105 kcal/100 g), o abacate (162 kcal / 100g) ou para o supercalórico tamarindo (230 kcal para 100g). O fato é que, se consumido dentro de uma alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas regulares, a fruta ajuda a acelerar o metabolismo, favorecendo a perda de peso.

Melhora o sistema imunológico
Graças à presença de antocianina, um composto que dá cor ao alimento, o consumo de açaí ajuda a melhorar o perfil imunológico e diminui a produção de radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce. “O açaí ainda é fonte de iodo, que ajuda a evitar os males da tireoide, e de manganês, mineral importante para combater a Tensão Pré-Menstrual (TPM) e que aumenta a capacidade de absorção de cálcio”, complementa a nutricionista Andréia Carrara.

Anti-inflamatório
Depois de um longão, é comum que algumas dores musculares surjam. O açaí, por sua vez, pode ajudar a diminuir esse processo inflamatório, acelerando na recuperação pós-treino. Tudo isso se deve à presença de flavonoides, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que também atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer e até de doenças degenerativas, como Alzheimer ou Parkinson.

Pré-treino
Por ser grande fonte de energia, o açaí é melhor para o pré-treino. Mas, comê-lo depois de uma corrida longa também é uma boa ideia. Isso porque, ele irá ajudar você a recuperar as energias perdidas. Como um shake ou na tigela, o açaí com frutas ou granola pode cair super bem. Mas é importante consumir o açaí sem açúcar e sem aditivos artificiais.

Quantidade é importante
Assim como qualquer alimento, ingerir açaí de forma excessiva pode ser prejudicial- a fruta pode causar desconforto estomacal durante os treinos, influenciando no seu desempenho. Procure comer pelo menos 1h antes de correr.

Consulte seu nutricionista e veja quando e como é a melhor forma de consumir o açaí sem prejudicar sua saúde e seu desempenho na corrida. #BrasilRun

Fonte: Wrun

Se você gostou desse texto, também vai curtir este aqui: https://goo.gl/tHm8GP

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade