Chama o Doutor

Osteoartrite ataca principalmente os joelhos. Entenda.

Já ouviu falar em osteoartrite (OA)? Trata-de de uma doença osteo-articular crônica, progressiva e degenerativa caracterizada por artralgia, rigidez e limitação da função articular. A etiologia da OA envolve fatores biomecânicos, bioquímicos e genéticos que contribuem para a instabilidade entre a síntese e destruição da cartilagem articular e pode afetar o desempenho muscular.

A osteoartrite afeta principalmente as articulações que suportam a descarga de peso e, dentre elas, a articulação do joelho é a mais acometida, por isso, atletas de corrida devem ter o dobro de atenção e conhecimento sobre os sintomas dessa doença.

Quando a osteoartrite acomete o joelho, pode afetar as atividades do cotidiano, diminuindo a força, potência e resistência muscular, proporcionando diminuição da acuidade proprioceptiva e do equilíbrio corporal. Essas alterações podem afetar a percepção subjetiva de dor, rigidez, função física e dificultar o desempenho de atividades funcionais, como caminhar, levantar e sentar em uma cadeira e subir e descer escadas.

Apesar da disponibilidade de tratamentos para pacientes com osteoartrite do joelho, a opção é inicialmente por intervenções não farmacológicas, por não apresentar efeitos colaterais deletérios e ser menos agressiva para o paciente em comparação aos tratamentos farmacológicos e cirúrgicos. O objetivo dos tratamentos não farmacológicos, incluindo a fisioterapia, é o alívio dos sinais e sintomas da doença e, se possível, o retardo na progressão, sendo que vários tratamentos têm sido utilizados para esse fim, incluindo ultrassom terapêutico, estimulação elétrica e o laser de baixa potência associados com exercícios específicos.

Para maior eficácia do tratamento da osteoartrite, essas intervenções devem ser ajustadas dependendo do objetivo que se deseja alcançar com cada paciente, com protocolos específicos para cada condição clínica. #BrasilRun

Fonte: Parceiro Brasil Run Ricardo Lima – CREFITO-3/ 92564 – Fisioterapeuta do Tênis Clube de Santos – membro da equipe NTF sports. (insta: @ricaafisio)

Se você gostou desse texto, também deve curtir esse: https://goo.gl/gbKRMN

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade