Chama o Doutor

Deformidade de Haglund. O que é e quais seus sintomas.

A Deformidade de Haglund é caracterizada pelo surgimento de uma proeminência óssea anormal na região posterior do calcanhar. Consequentemente, esse crescimento pode resultar na inflamação de bursas (pequenas “bolsas” cheias de líquido sinovial, cuja função é amortecer o atrito entre duas superfícies, por exemplo, entre ossos e tendões) próximas à área. A dor geralmente é causada pela bursite retrocalcaneana.

A patologia recebe este nome porque Patrick Haglund foi o primeiro a descrever a deformidade associada com dor na parte de trás do calcanhar, em 1928.

Conheça os sinais e sintomas:

Sabe-se que a deformidade de Haglund pode ocasionar fortes dores, tornando mais difícil o caminhar, principalmente se entrar em atrito com calçados. Alguns outros indícios comuns dessa condição incluem: mancha avermelhada na parte posterior do calcanhar, inchaço, rigidez e uma protuberância crescendo lentamente na parte de trás do calcanhar.

Essa deformidade acomete mais frequentemente as mulheres, muito devido ao hábito de utilizarem sapatos apertados e com salto alto. Esse tipo de prática também pode levar ao agravamento da condição.

As causas da deformidade de Haglund estão intimamente ligadas à aplicação de carga excessiva e repetitiva na região entre o tendão Calcâneo e o calcanhar. Biomecanicamente, certamente a hereditariedade desempenha um papel na deformidade de Haglund. As pessoas podem herdar um tipo de estrutura de pé que os torna propensos a desenvolver esta condição. Os fatores que contribuem incluem: pisada supinada, com uma tendência a andar na parte externa do calcanhar; um osso do calcanhar proeminente (forma pontiaguda que se projeta em direção ao tendão) na parte de trás; pé cavo.

Tratamento: pode ser conservador, através da Fisioterapia com o objetivo de reduzir a fricção e aliviar a dor e pressão sobre a área dolorida; medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir a dor e inflamação (mediante prescrição médica); utilização de calçados macios e confortáveis;
Se não houver sucesso no tratamento conservador, é indicado a cirurgia. As diversas técnicas de correção do Haglund envolvem a ressecção da proeminência posterior/lateral do calcanhar.

Procure sempre profissionais capacitados. #BrasilRUn

Fonte: Fisioterapeuta Parceiro Brasil Run Ricardo Lima – CREFITO-3/ 92564 – Fisioterapeuta do Tênis Clube de Santos – membro da equipe NTF sports. (insta: @ricaafisio)

Curtiu essa matéria? Então veja essa também: https://goo.gl/62mR1x

Newsletter

Publicidade