Chama o Doutor Você Sabia?

Dê um up no seu fôlego e corra melhor

Correr exige muito do nosso fôlego e algumas técnicas podem nos ajudar a manter a respiração correta de modo a que nosso cansaço seja menor e assim, conseguirmos ir mais longe.

Especialistas dão dicas de como manter seu fôlego em perfeito estado, mantendo seu ritmo sem sustos e incômodos.

– Melhore o seu condicionamento, mantendo um ritmo regular de exercícios variados entre os treinos de corrida, como natação e ioga por exemplo. Isso diminui o cansaço e ajudar a melhorar o rendimento

– Reduza a velocidade. Talvez esteja correndo mais rápido do que o corpo é capaz. Reduza o ritmo até que o corpo acostume.

– Intercale com caminhada. Treinar em séries de corrida e caminhada intercaladas permite uma maior percepção do esforço físico e um tempo para recuperar o fôlego.

– Respire corretamente. Quanto mais ofegante o atleta fica menos automática fica a respiração. Respirar somente pela boca também pode aumentar a sensação de cansaço.

– Cuide dos pulmões. O cigarro é o maior inimigo do fôlego. O ato de fumar diminui a capacidade pulmonar. Evite também bebidas alcoólicas 24 antes das corridas, pois o álcool no organismo influencia negativamente as funções metabólicas e fisiológicas, que são essenciais para as performances físicas.

– Respirar com ritmo. É importante respirar no mesmo ritmo que a sua passada. Deve inspirar e expirar em um ritmo consistente, não importa se está correndo rápido ou mais lentamente. Uma forma de verificar se está respirando no ritmo correto da corrida é contar os passos que dá enquanto corre e inspirar/expirar a cada 2 passos ou mais. Os atletas mais experientes (ou os que estão em ritmo mais lento) deverão conseguir inspirar em 4 passos e expirar nos outros 4 passos seguintes.

– Reforço. Uma suplementação adequada de nutrientes e uma correta modulação hormonal também podem ajudar na melhora da performance (nesse caso, consulte sempre um especialista)

Preste sempre muita atenção no seu corpo e os sinais que ele dá. Não é normal sentir falta de ar ao correr. Você deve achar um ritmo confortável para que sua respiração se mantenha boa o suficiente para oxigenar seus pulmões sem muito esforço. Siga essas e outras dicas e sempre procure um profissional de confiança caso precise de ajuda. #BrasilRun

Fonte: Women’s Health

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade