Chama o Doutor

Conheça a Artrite Reativa e saiba como detectar

Sabe o que é Artrite Reativa? É uma doença rara, com incidência anual de 0,005% associada à infecção intestinal, que se manifesta em razão da formação de anticorpos contra o agente infectante, com reação cruzada contra elementos da cartilagem articular e do tecido sinovial (fina camada de tecido conjuntivo que tem por função básica o revestimento de estruturas como tendões, cápsulas articulares e bursas sinoviais). Importante dizer que não há cura para essa doença. A artrite reativa afeta predominantemente adultos jovens entre 20 e 40 anos, numa proporção de três homens para uma mulher.

Pode-se manifestar de forma localizada e leve, ou de forma grave e multissistêmica, acompanhada de febre, mal-estar e perda de peso. Pode apresentar ainda vermelhidão nos olhos e ardência ao urinar. O envolvimento articular varia desde uma monoartrite transitória até poliartrite com acometimento axial. Os sintomas podem durar de 6 meses a 1 ano.

A Artrite Reativa tem seu desenvolvimento mais frequente nas extremidades inferiores e raramente as extremidades superiores são atingidas. O tratamento varia de acordo com a severidade das manifestações e inclui o uso de antinflamatórios, antibióticos, corticoide e fisioterapia.

Normalmente, a fisioterapia é mantida durante todo o tratamento medicamentoso, pois ajuda diminuir a dor na articulação, aumentar a amplitude de movimento e prevenir deformações que possam surgir devido ao problema. Os sinais de melhora da artrite reativa surgem algumas semanas após o início do tratamento e, normalmente, incluem alívio da dor, redução da rigidez articular e diminuição da inflamação nos vários locais do corpo, caracterizada por diminuição do inchaço nas articulações e redução da vermelhidão nos olhos.

Procure sempre profissionais capacitados ao menor sinal de que algo no seu corpo não parece normal. Sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar e para quem é ativo e gosta de se exercitar, o bem-estar total é essencial para manter essa rotina que traz tantos benefícios.

Fonte: Fisioterapeuta Parceiro Brasil Run Ricardo Lima – CREFITO-3/ 92564 – Fisioterapeuta do Tênis Clube de Santos – membro da equipe NTF sports. (insta: @ricaafisio)

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade