Chama o Doutor

A respiração e o desempenho esportivo

respiração
Foto: Runners Blueprint

Você sabia que desalinhamentos articulares podem prejudicar a capacidade respiratória?

A respiração é fundamental para a sobrevivência e exerce grande influência na saúde física e mental. O oxigênio é a principal fonte de energia para o funcionamento celular. Desalinhamentos na coluna vertebral prejudicam a mecânica articular, a capacidade muscular e a respiração.

O nosso corpo possui receptores especializados em reconhecer as taxas de oxigênio e de gás carbônico presentes no sangue e, a partir desta avaliação precisa, determinam o ritmo respiratório necessário para equilibrar  o teor destes gases e manter a produção necessária de energia para manter o nosso corpo ativo.

Ao realizar atividade física estes índices reduzem na corrente sanguínea, o sistema nervoso é sinalizado e, consequentemente, todas as estruturas associadas à respiração irão aumentar sua atividade para conseguir alcançar o ritmo ideal.

A capacidade de resposta  às informações enviadas pelo centro de controle respiratório depende diretamente da biomecânica da coluna vertebral, do gradil costal, dos músculos associados à respiração e do fino processo de comunicação entre sistema nervoso central e periférico. Desalinhamentos nos segmentos vertebrais, na articulação sacro-ilíaca e na articulação das costelas prejudicam movimentos essenciais para o controle respiratório. Estas articulações não podem ser corrigidas voluntariamente pelos atletas.

A pesquisa realizada pelas Quiropraxistas Lisani Albertini, Inawaty Garcia e Geise Kelle sob orientação da Quiropraxista Aline Ferreira (docente da Universidade Anhembi Morumbi) demonstrou que o tratamento de Quiropraxia beneficia a capacidade respiratória. Os resultados apresentaram uma mudança significativa no pico expiratório máximo, na expansão e na retração do caixa torácica. O aumento do pico expiratório representa o aprimoramento  da capacidade de contração e relaxamento dos músculos associados à respiração, a expansibilidade torácica relaciona-se com aumento da capacidade inspiratória e o aumento da retração ao volume de co2 eliminado na expiração.

Esta e outras pesquisas científicas demonstram que a Quiropraxia beneficia a capacidade respiratória e é um importante aliado no tratamento de afecções que afetam a respiração.

O alinhamento articular realizado pelo Quiropraxista potencializa a capacidade de auto-regulação corporal, a biomecânica respiratória, o rendimento esportivo, a qualidade de vida e mantém a saúde da sua coluna em movimento. Pratique quiropraxia e descubra que seus benefícios vão além da redução das dores.

Autora: Lisani Albertini, proprietária e Quiropraxista da Clínica Dorsalis Quiropraxia.  Apaixonada por mergulho autônomo e Crossfit.

Colunista @BrasilRun

Insta: @dorsalis_quiropraxia

Leia aqui também sobre a Quiropraxia e o rendimento esportivo.

Conheça nossa loja, a Brasil Run Store e tenha acesso as melhores marcas nacionais e internacionais de suplementos e alimentos funcionais! Entregamos para todo o Brasil. Frete Grátis (Consulte sua região).

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade