Acessórios

Conheça um app que traz os especialistas para suas mãos

Um app de smartphone pode ser um grande aliado de quem pratica atividade física. Nos primórdios dessa tecnologia, as ferramentas apenas monitoravam a distância de corrida e ofereciam treinos prontos. Mas, hoje em dia, você consegue ter praticamente uma equipe de profissionais na sua mão.

Apps que montam treinos e cardápios conforme o objetivo, condicionamento físico e evolução do usuário. O Runs, possui essa proposta. Disponível para Android e iOS (R$ 92 por mês), o app promete fazer com que a pessoa alcance o resultado esperado — seja perder peso, seja completar uma maratona, seja melhorar o tempo — por meio de quatro componentes: treino de corrida (movimento), treino funcional (força), alimentação e motivação.

Ao se cadastrar no aplicativo, é preciso responder a um questionário sobre seus objetivos, sua experiência esportiva, os dias da semana que pode fazer exercícios, hábitos etc. Com essas informações, o educador físico e o nutricionista montam o programa de treino e o cardápio, que ficam disponíveis na tela inicial do app. Na área de chat, é possível tirar qualquer dúvida com os especialistas, dar feedbacks e receber o incentivo deles, para seguir motivado em busca de seus resultados.

o aplicativo não monitora a corrida, apenas exibe a planilha. Ou seja, você precisa utilizar outro aplicativo (ou seu relógio com GPS) para saber duração, distância e ritmo da atividade. Mas isso não chega a ser um problema, já que não é essa a proposta da ferramenta. Mas, de acordo com a avaliação de quem já testou, se desse para fazer o treino com o próprio app, o feedback ao treinador poderia ser automático, por exemplo.

O plano nutricional segue a mesma lógica dos treinos. Em uma janela, aparecem os alimentos e a quantidade que o usuário deve consumir nas refeições. Uma coisa boa é que o menu parece ter sempre opções simples, disponíveis em qualquer restaurante ou supermercado e não comidas ou grãos exóticos que só a Bela Gil saberia onde encontrar.

O feedback dos exercícios é dado em uma avaliação semanal, no qual só é possível informar a frequência da atividade física. Informações como volume de corrida semanal, ritmo médio ou sensação de esforço durante a atividade, importantes para elaborar a planilha das semanas seguintes conforme a evolução do atleta, não são passadas ao educador físico na avaliação — o único jeito de fazer isso é por mensagem, mas nem todos os usuários têm essa proatividade.

De qualquer forma, você deve sempre pesquisar, perguntar para quem já usou e tirar suas conclusões. Mas lembre-se: nada substitui uma visita aos especialistas de carne e osso e avaliar o que realmente é melhor para você. #BrasilRun

Fonte: Sua Corrida

Sobre o Autor

Equipe Brasil Run

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar o post

Newsletter

Publicidade